Você está aqui: Página Inicial > Crato > Campus Crato > Retorno presencial
conteúdo

Confira a seguir algumas informações importantes a respeito das normativas do IFCE campus Crato para um retorno seguro às atividades presenciais.

Sobre as medidas de prevenção à COVID-19 quando estiver no campus

  • Usar continuamente a máscara cobrindo o nariz e a boca, e em hipótese alguma retirar a máscara em sala de aula
  • Higienizar frequentemente as mãos
  • Evitar levar a mão ao rosto
  • Não compartilhar objetos pessoais
  • Usar o bebedouro exclusivamente para encher garrafas de uso pessoal
  • Evitar sempre que possível a aglomeração
  • Aguardar o professor em sala de aula
  • Completar o esquema vacinal
  • Em caso de sintomas gripais, não ir para a Instituição


Sobre o passaporte vacinal

Conforme a RESOLUÇÃO Nº 2, DE 28 DE JANEIRO DE 2022 do Conselho Superior do IFCE e o Ofício-Circular nº 3 de 04 de fevereiro de 2022 da DIREN Crato, servidores, discentes, terceirizados e comunidade em geral deverão apresentar o comprovante de vacina contra a COVID 19 para receber o passaporte vacinal.

Para fins de comprovação de vacinação contra a Covid-19, no campus Crato será considerado o "Passaporte vacinal do IFCE Crato" emitido e assinado pela Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) do campus.

Para a emissão deste passaporte serão considerados válidos os seguintes documentos oficiais:

  • cartão digital de vacinação constante na plataforma Vacinação Covid Saúde Ceará, no endereço eletrônico https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br, caso o usuário tenha-se vacinado no Estado do Ceará;
  • carteira de vacinação digital ou impressa, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde – Conecte SUS;
  • comprovante, caderneta ou cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação pelas Secretarias de Saúde, estaduais ou municipais, institutos de pesquisa clínica, outras instituições governamentais nacionais ou estrangeiras ou ainda organizações públicas ou privadas similares.


Para obtenção do "Passaporte vacinal do IFCE Crato" o estudante deverá apresentar à Coordenadoria de Registros Acadêmicos-CRA a cópia de um destes documentos juntamente com um documento oficial com foto.

O estudante deverá portar o "Passaporte vacinal do IFCE Crato" sempre que estiver nas dependências do campus, de forma que seja possível apresentá-lo sempre que for solicitado.

O estudante que estiver com o esquema vacinal incompleto receberá um passaporte provisório, de cor amarela, e terá um prazo estabelecido para atualização.

O estudante que não estiver com seu "Passaporte Vacinal do IFCE Crato" estará impedido de acessar as dependências do IFCE e, consequentemente, inviabilizará:

  • sua frequência às aulas;
  • o registro de notas nas atividades de ensino, pesquisa e extensão; e
  • a participação em quaisquer editais de programas com bolsas ou auxílios diversos ou de projetos.


Sobre os casos suspeitos ou confirmados de COVID-19

De acordo com Ofício-Circular nº 1 de 03 de fevereiro de 2022 da DIREN Crato o/a estudante que apresentar sintomas gripais, que tenha alguém que coabita no mesmo espaço de residência e testou positivo para COVID-19 ou foi contactante de alguém que testou positivo para COVID-19 deve afastar-se imediatamente das atividades presenciais.

É considerado contactante se você: esteve a menos de um metro de distância, por um período mínimo de 15 minutos, com um caso confirmado; teve um contato físico direto (por exemplo, apertando as mãos) com um caso confirmado; seja contato domiciliar ou residente na mesma casa/ambiente (dormitórios, creche, alojamento, dentre outros) de um caso confirmado.

De acordo com o Ofício Conjunto Circular nº 4/2022 PROEN/REITORIA o estudante, estando em casa, apresentando sintomas gripais ou testando positivo para Covid-19 não deverá comparecer no campus.

Caso o campus identifique estudante com sintomas de síndrome gripal, na entrada da instituição de ensino ou durante o período em que estiver em sala de aula, cabe:

  • Liberar o estudante maior de 18 anos, orientando-o sobre a importância das medidas de isolamento e sobre o RESIG. Acionar os pais ou responsáveis, no caso de menor de idade ou dependente.
  • Isolar a pessoa em ambiente com ventilação natural, fornecendo máscara, bem como desinfetantes para as mãos à base de álcool 70%, até a chegada de pais e responsáveis ou sua saída, orientando-a que deve comparecer à unidade de saúde mais próxima para fazer a testagem do exame.
  • No caso de suspeita ou confirmação de estudante ou profissional contaminado com Covid19, o campus deverá reforçar a higienização das áreas onde houve atividade e passagem da pessoa confirmada. Intensificar as medidas preventivas para o restante dos estudantes e profissionais.


Sobre a notificação ao campus


Quando apresentar sintomas gripais, no 5º dia do início dos sintomas o estudante deve fazer o teste para COVID-19. Em caso de resultado positivo, o estudante permanece em isolamento domiciliar até o 10º dia. Em caso de resultado negativo pode retornar às atividades. Caso não seja possível realizar o teste, deve permanecer em isolamento até o 10º dia.

O estudante nesta situação deve comunicar imediatamente por e-mail ao setor de saúde (saude.crato@ifce.edu.br) e também comunicar para a Coordenação de curso de acordo com os respectivos e-mails:

  • Técnico em agropecuária: coord.agropec.crato@ifce.edu.br; ‎
  • Técnico em Informática para Internet: coord.info.crato@ifce.edu.br; ‎
  • Bacharelado em Zootecnia: zootecnia.crato@ifce.edu.br; ‎‎
  • Bacharelado em Sistemas de Informação: si.crato@ifce.edu.br; ‎


O setor de saúde orientará as questões ligadas à saúde (cuidados, repouso, etc);

A coordenação do curso analisará a solicitação do/a estudante que entrará em RESIG - Regime Sintomas Gripais. Caso a solicitação seja deferida, a coordenação de curso comunicará aos professores, à secretaria e à Coordenação Técnica-Pedagógica (CTP) sobre a situação do estudante;

O RESIG é um meio de justificativa de faltas durante o período de afastamento do/a estudante no contexto de pandemia causada pela COVID 19;

A comunicação será importante para que sejam justificadas as faltas e registrada a necessidade de possível segunda chamada das atividades que, por ventura o/a estudante perder no período de isolamento (caso não ultrapassem 10 dias), além de ser importante para o acompanhamento do caso por parte dos setores;

Se o estudante passar mais de 10 dias sem comparecer à instituição, ele precisará fazer nova solicitação, de modo que o Regime Sintomas Gripais (RESIG) já se transformará em Regime de Exercício Domiciliar (RED). Ou seja, a partir do 11° dia de afastamento já será RED com a necessidade de apresentação de atestado médico ou resultado do teste positivo para COVID. Caso a solicitação seja referente ao teste positivo para COVID, o/a estudante só pode retornar se passado o período de contaminação e apresentação do teste negativo (no e-mail inicial para o/a estudante que realizou a solicitação, o coordenador já menciona essa informação).


Sobre as solicitações de estudantes com comorbidade


De acordo com Ofício-Circular nº 2 de 03 de fevereiro de 2022 da DIREN Crato para os casos de estudantes devidamente matriculados e impossibilitados de participar das atividades presenciais por motivo de comorbidade e outras doenças será permitida a realização do RED;

No âmbito das menções aqui expostas devem ser consideradas as orientações presentes no ponto n° 8 do ofício circular n°1/2022, bem como o ponto n° 9 do ofício circular conjunto n° 8/2021;

Esse tipo de situação seguirá o fluxo já estabelecido para esse regime o qual inicia através da comunicação por e-mail por parte do/a estudante à coordenação do curso. O/a discente deverá preencher devidamente o requerimento geral e encaminhar para o e-mail da coordenação. O requerimento deverá conter a explicação detalhada sobre a solicitação por parte do/a estudante;

Caso o pedido seja deferido, a coordenação registrará o caso no SEI e comunicará aos professores, à secretaria e à CTP sobre a situação do estudante;

Os/as professores/as devidamente comunicados/as sobre a situação, preencherão um plano de execução do Regime de Exercício Domiciliar (RED). O documento será amplamente divulgado. Para cada caso informado deverá ser preenchido um plano. Os/as docentes devem elaborar um plano de acordo com o formulário padrão e enviar à DIREN, CTP, coordenação de curso e ao estudante que teve a sua solicitação deferida;

Os/as estudantes devem executar o plano dentro dos prazos estabelecidos, recolher e devolver as atividades, além de manter contato;

No arquivo do plano a ser preenchido pelos/as docentes contém os indicativos quanto às atividades, objetivos, quantidade de aulas compensadas e prazo para devolução. Cada um desses itens contém explicações;

Para a execução do RED poderão ser utilizados recursos e metodologias de acordo com o contexto e as condições atuais de ensino, sendo permitida a utilização de recursos tecnológicos já usados durante o ensino remoto.

Para dúvidas ou outras orientações contactar cissp.crato@ifce.edu.br ou saude.crato@ifce.edu.br