Você está aqui: Página Inicial > Crato > Campus Crato > Laboratórios e Grupos de Pesquisa e de Estudo
conteúdo

Laboratórios e Grupos de Pesquisa e de Estudo

publicado 27/03/2018 07h57, última modificação 24/08/2018 14h22

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

AmbientAda

Ambiente de aprendizagem composto por professoras e alunas. Tem como objetivo a troca de conhecimentos na área de TI, de modo a aumentar a representatividade feminina na região do Cariri.

 

Laboratório de Inovação em Tecnologias Educacionais (LITE)

O LITE (laboratório de inovação em tecnologias educacionais) surgiu da nossa motivação e entusiasmo em contribuir para o cenário regional e nacional da pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias voltadas para a área de educação. Entre os nossos projetos já desenvolvidos, em desenvolvimento e implantados estão o Ecomapss e o World of Science.

 

Laboratory of Information Systems (LaIS)

Fundado em 2011, tem como intuito apoiar as pesquisas científicas realizadas por professores e alunos do curso de Sistemas de Informação. Mais especificamente, os projetos desenvolvidos têm contemplado as áreas de: computação móvel; sistemas de informação geográfica; sistemas web, recuperação de informação, inteligência artificial. Além disso, o LaIS está vinculado ao Grupo de Estudos Avançados e Aplicados em Sistemas de Informação, cadastrado junto ao CNPq.

 

Laboratory of Embedded and Distributed Systems (LEDS)

O LEDS tem a a proposta de desenvolver projetos de pesquisa em hardware e software voltados às áreas de Sistemas Embarcados, Sistemas Web, Sistemas Distribuídos e Processamento de Alto Desempenho. As pesquisas desenvolvidas são realizadas em parceria com outras universidades, institutos de pesquisa, empresas da iniciativa privada e entidades internacionais. Por ser um laboratório ativo na área de desenvolvimento, recebe financiamento, através de editais de fomento à pesquisa e apoio logístico.

 

ZOOTECNIA

Zooequinos

Coordenado pelo professor Kael Rocha, o grupo realiza reuniões com alunos, professores e profissionais da área para debater temas relevantes para a criação de cavalos, como nutrição, manejo, doma, raças, reprodução e outros assuntos. Além de desenvolver pesquisas e atividades de extensão, o grupo promove eventos como Semana do Cavalo, Oficina de Equoterapia e Curso de Criação de Cavalos.

 

Grupo de Estudo e Pesquisa em Palma Forrageira (NEPPAF)

O grupo desenvolve pesquisas e análises sobre as diversas cultivares de palma forrageira. O estudo atual avalia a influência do tamanho do propágulo na morfometria e produção de biomassa da palma forrageira, cultivar orelha de elefante mexicana.

 

Laboratório de Fisiologia e Biotecnologia da Reprodução

O laboratório desenvolve pesquisas na área de fisiologia da reprodução e biotécnicas reprodutivas nas diversas espécies animais.

 

Grupo de Estudos em Reprodução Animal

O grupo se reúne para debater artigos na área de reprodução animal e para desenvolver atividades práticas dentro da temática.

 

Núcleo de Ensino e Extensão em Ruminantes

O grupo tem como objetivo realizar ações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão envolvendo animais ruminantes. As temáticas trabalhadas abordam o manejo alimentar, desempenho animal, avaliação de alimentos e exigências nutricionais de animais ruminantes. Ações de extensão são desenvolvidas por meio da participação dos integrantes em feiras e eventos da área, e o grupo executa também projetos financiados pela Pró-reitoria de Extensão por meio do Edital PAPEX e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, capacitando produtores no uso de tecnologias da informação para o gerenciamento da produção rural em suas propriedades.

 

Núcleo de Estudo e Pesquisa em Ciência Animal

O grupo tem como objetivos efetuar estudos e avaliações do crescimento e desenvolvimento dos animais de interesse econômico e zootécnico, incrementar quantitativamente e qualitativamente a produção de diferentes espécies de animais de interesse econômico e zootécnico e buscar, através de estratégias de desenvolvimento e planos de ação, o aumento da produção de carne e leite e seus subprodutos como alternativas para viabilizar uma melhor exploração destes animais na região do cariri cearense, agregando renda a pequenas e médias criações. Também faz parte das ações do núcleo buscar, através de estratégias de desenvolvimento e planos de ação, aumento no crescimento em ganhos e eficiência no processo produtivo.

 

INTERDISCIPLINARES

Grupo de Estudos em Robótica e Olimpíadas Livres (GEROL)

O Gerol preparara os estudantes para participação em competições e olimpíadas práticas e teóricas na área de robótica. Também estimula que eles desenvolvam robôs autônomos, por meio de programação. O grupo ainda realiza competições próprias de robótica, como o Cariribot. As reuniões são abertas a todos os interessados na área.

 

Grupo de Pesquisa em Ciências Exatas Aplicadas (GCEA)

O Grupo de Pesquisa em Ciências Exatas Aplicadas é uma iniciativa interdisciplinar que tem o LEDS como laboratório de apoio. O GCEA busca incentivar a pesquisa entre os estudantes, integrar os projetos realizados no campus e aplicar na prática o conhecimento teórico que envolve as ciências exatas. Nesse sentido, o grupo realiza o Workshop de Ciências Exatas Aplicadas e atua nas áreas de Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos e Telecomunicações; Estatística Computacional; Inteligência Artificial; Tecnologias Educacionais; Computação Móvel; Projetos de Sistemas Embarcados.

Confira as informações do GCEA no site do CNPq

 

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI)

Presente em outras 15 unidades do IFCE, o NEABI tem como objetivos disseminar e estimular o conhecimento sobre as culturas afro e indígena. No Crato, o núcleo está em processo de implantação e já planeja oficinas, debates e workshops, entre outras atividades.

 

Grupo de Estudos sobre Gênero e Diversidade na Escola (GDE)

O GDE surgiu em 2015, como uma iniciativa do Departamento de Assuntos Estudantis (DAE), paralelo à realização do I Encontro sobre Diversidade (evento anual do campus), onde se discutiu sobre questões de gênero, sexualidade, raça-etnia e intolerância religiosa.  O Grupo de Estudos e o Encontro sobre Diversidade nascem, então, a partir da necessidade de se pautar esses temas na escola. O GDE é um espaço de troca de conhecimentos, experiências e saberes, com o objetivo principal de promover uma cultura de respeito à diversidade. Tem como público-alvo estudantes de todos os níveis de ensino (médio, subsequente e superior), bem como é aberto também para servidores(as) que tenham interesse em participar dos estudos.