Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Crateús promove encontro sobre núcleos inclusivos
conteúdo

Notícias

Crateús promove encontro sobre núcleos inclusivos

NAPNE e NEABI

Evento reunirá, 26 de março, servidores do IFCE de Crateús, Boa Viagem e Tauá em visita técnica de equipe da Pró-reitoria de Extensão
última modificação: 22/03/2019 13h27

A Pró-reitoria de Extensão do IFCE, por meio da Coordenadoria de Acessibilidade e Diversidade Étnico-Racial, promoverá visita técnica ao campus de Crateús, dia 26 de março, com o objetivo de monitoramento dos Núcleos de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) e Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi). Ao longo do dia, será promovido encontro que reunirá os servidores ligados aos núcleos dos campi de Boa Viagem, Crateús, Tauá. O evento é aberto ao público, no período da manhã, para estudantes, docentes, profissionais e pesquisadores ligado às áreas.

A programação do evento, que inicia às 8 horas, inclui apresentação da Pró-reitoria de Extensão, da estrutura e funcionamento do Napne e Neabi dos campi participantes e compartilhamento de experiências bem sucedidas de cada equipe. Também está prevista apresentação de normas e legislações importantes das áreas de atuação dos núcleos.

Inclusão

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do IFCE busca contribuir para a inclusão adequada de alunos e servidores com necessidades específicas no cotidiano escolar da instituição. Entre seus objetivos, estão a quebra de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, educacionais e atitudinais na instituição de ensino, além de promover condições necessárias para o ingresso, a permanência e o êxito educacional de discentes com necessidades educacionais específicas, conforme as normas previstas em lei.

Já o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) representa um importante instrumento de pesquisa, extensão e elaboração de material e de formatação de cursos dentro das temáticas abordadas. Entre seus objetivos, estão a colaboração com a Formação Inicial e Continuada de professores e graduandos em Educação das relações étnico-raciais e ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e africana, a divulgação e disponibilização de estudos, pesquisas, materiais didáticos e atividades de formação continuada aos órgãos de comunicação dos Sistemas de Educação. 

 

Encontro Napne Neabi com Pró-Reitoria de Extensão
26 de março, no IFCE campus de Crateús
8h – Abertura
8h30 – Apresentação cultural
9h – Apresentação da Pró-reitoria de Extensão e da Coordenadoria de Acessibilidade e Diversidade Étnico-Racial.
9h30  Conceituações importantes para o trabalho com a Acessibilidade e Diversidade. Normas e legislações. 
10h – Apresentação do Neabi
11h - Apresentação Napne 
13h30 – Compartilhamento de experiências exitosas e discussão de principais desafios 
16h- Encerramento das atividades