Notícias
Crateús tem dois projetos de extensão aprovados pelo Papex
O campus de Crateús aprovou dois projetos no edital do Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão (PAPEX/PROEXT) do IFCE, cujo resultado final foi publicado nesta semana. Na área de Direitos Humanos e Justiça foi contemplado o projeto “Educação e Direitos Humanos: uma construção sob o olhar de estudantes e professores numa escola municipal de Crateús”.
Elaborado pela assistente social Bárbara Diniz, ele visa à realização de oficinas de formação com professores e alunos sobre educação e direitos humanos. O projeto foi pensado na emergência da discussão sobre direitos humanos nas escolas, haja vista a incapacidade dessas instituições atenderem as demandas dessa área em sua totalidade. “A ideia é formar multimplicadores dessa temática dentro da escola”, resume Bárbara.
A outra iniciativa foi inscrita na área de Tecnologia e Produção. Trata-se do projeto “Transferência de Tecnologias Agroecológicas no Assentamento Dom Fragoso Marinheiro – Casa Nova – Crateús-CE: Transformando resíduos orgânicos em adubos e defensivos naturais”, elaborado pelo professor Luis Nery Rodrigues.
Esse trabalho será executado com base no repasse de conhecimentos para a comunidade por meio de informações teóricas e práticas envolvendo as tecnologias de compostagem, produção de húmus (verme-compostagem) e elaboração de defensivos naturais.
De acordo com o professor Luis Nery, a preferência por esse tipo de tecnologia dar-se em função da facilidade de acesso aos componentes propícios aos resultados que o projeto busca consolidar, destacando-se os compostos enriquecidos em nutrientes que são abundantes na comunidade, tais como esterco animal, restos de alimentos, dentre outros.
O PAPEX prevê a oferta de bolsas mensais no valor de R$ 400,00, no período de seis meses, para os discentes que participarão de cada projeto aprovado. De acordo com o edital, as atividades do projeto devem ser iniciadas um mês após a divulgação do resultado. A seleção dos bolsistas se dará por meio de entrevistas, sendo de responsabilidade do coordenador do Projeto.
Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús