Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Crateús tem dois projetos de extensão aprovados pelo Papex
conteúdo

Notícias

Crateús tem dois projetos de extensão aprovados pelo Papex

Programa vai destinar recursos para custeio de bolsistas no campus
última modificação: 14/06/2017 12h40

O campus de Crateús aprovou dois projetos no edital do Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão (PAPEX/PROEXT) do IFCE, cujo resultado final foi publicado nesta semana. Na área de Direitos Humanos e Justiça foi contemplado o projeto “Educação e Direitos Humanos: uma construção sob o olhar de estudantes e professores numa escola municipal de Crateús”. 


Elaborado pela assistente social Bárbara Diniz, ele visa à realização de oficinas de formação com professores e alunos sobre educação e direitos humanos. O projeto foi pensado na emergência da discussão sobre direitos humanos nas escolas, haja vista a incapacidade dessas instituições atenderem as demandas dessa área em sua totalidade. “A ideia é formar multimplicadores dessa temática dentro da escola”, resume Bárbara.

A outra iniciativa foi inscrita na área de Tecnologia e Produção. Trata-se do projeto “Transferência de Tecnologias Agroecológicas no Assentamento Dom Fragoso Marinheiro – Casa Nova – Crateús-CE: Transformando resíduos orgânicos em adubos e defensivos naturais”, elaborado pelo professor Luis Nery Rodrigues.
Esse trabalho será executado com base no repasse de conhecimentos para a comunidade por meio de informações teóricas e práticas envolvendo as tecnologias de compostagem, produção de húmus (verme-compostagem) e elaboração de defensivos naturais.

De acordo com o professor Luis Nery, a preferência por esse tipo de tecnologia dar-se em função da facilidade de acesso aos componentes propícios aos resultados que o projeto busca consolidar, destacando-se os compostos enriquecidos em nutrientes que são abundantes na comunidade, tais como esterco animal, restos de alimentos, dentre outros.

O PAPEX prevê a oferta de bolsas mensais no valor de R$ 400,00, no período de seis meses, para os discentes que participarão de cada projeto aprovado. De acordo com o edital, as atividades do projeto devem ser iniciadas um mês após a divulgação do resultado. A seleção dos bolsistas se dará por meio de entrevistas, sendo de responsabilidade do coordenador do Projeto.

Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús

registrado em: ,
Assunto(s): Educação