Você está aqui: Página Inicial > Crateús > campus_crateus > Cursos de Crateús > Superiores > Licenciaturas > Matemática > Eventos > 18/12 - I Jornada da Matemática - IFCE Campus de Crateús
conteúdo

18/12 - I Jornada da Matemática - IFCE Campus de Crateús

última modificação 15/03/2018 10h12
I Jornada da Matemática - IFCE Campus de Crateús
Quando
18/12/2017 07h30 até 19/12/2017 22h00 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Campus de Crateús
Pessoa de contato
Participantes
COMISSÃO ORGANIZADORA: Clodomir Silva Lima Neto, Diego Alves da Costa, Elano Caio do Nascimento,
Francisco Jucivanio Félix de Sousa, Joao Luiz Batista de Melo Junior, Riane Leitão Bezerra
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

INSCRIÇÕES AQUI

OBJETIVO

Divulgar o conhecimento acerca de questões que envolvam o processo da Matemática Cientifica e Escolar em nossa sociedade.

JUSTIFICATIVA
O curso de Licenciatura em Matemática do IFCE campus Crateús, desde, a sua implantação, tem como objetivo formar professores de Matemática com vistas à atuação na Educação Básica, proporcionando ao licenciando adquirir competências relacionadas ao conhecimento específico da Matemática, além, do bom desempenho da prática pedagógica, do exercício crítico e competente da docência.
Para que isso aconteça de forma concreta, docentes e discentes dialogam constantemente na busca de construir conhecimentos e desenvolver novas metodologias nas diversas áreas da Matemática, tais como, Álgebra, Análise, Geometria e Educação Matemática. Desde 2010, ano de implantação do curso, tivemos diversas atividades voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão.
Durante a I Jornada da Matemática serão discutidos assuntos relacionados ao ensino, a pesquisa e a extensão, na área da Matemática e áreas afins, focando na formação desses profissionais. Propiciando assim, um ambiente onde se possam mostrar as pesquisas desenvolvidas pelos alunos do curso e das áreas correlatas, além de possibilitar que educadores e a comunidade em geral compartilhem as experiências vivenciadas.
No evento serão oferecidas palestras e minicursos que visam disseminar, entre o público, a importância da matemática e sua aplicabilidade no cotidiano. Além disso, teremos um momento de socialização dos trabalhos e a integração entre os alunos do campus, discentes de outras instituições de ensino e os docentes das redes federais, estaduais, municipais e privadas da Região dos Sertões dos Inhamuns.

PROGRAMAÇÃO
 Dia 18/12/2017
07h30min às 11h30min - Minicursos: M1, M2, M3, M4.
M1: Os números primos e a criptografia RSA.
M2: Lendo e escrevendo nas aulas de Matemática: uma abordagem lúdica no ensino fudnamental.
M3: Aceleração da gravidade e seus efeitos dinâmicos.
M4: Fábrica de jogos.

13h30min às 17h - Apresentação dos Trabalhos.

19h às 22h - Palestra: P1.
P1: Teorema Egrégio de Gauss e Aplicações.

 Dia 19/12/2017
07h30min às 11h30min - Minicursos: M5, M6, M7.
M5: Introdução a teoria qualitativa de Equações Diferencias Ordinárias.
M6: Recorrências Lineares de Primeira e de Segunda Ordem.
M7: Solubilidade de Equações por radicais.

13h30min às 17h - Apresentação dos Trabalhos.

19h às 22h - Palestra: P2.
P2: Formação de professores de matemática: conhecimentos para a docência.

CERTIFICAÇÃO
O evento será cadastrado no ambiente “Certificado Livre”, para emissão online dos certificados.

PÚBLICO ESPERADO
Professores de Matemática e áreas afins, discentes do curso de Matemática, Física, Química e áreas afins, estudantes do ensino básico que tenham interesse na área de Matemática e pessoas interessadas pela ciência Matemática.

CRONOGRAMA

Inscrições 30/11 a 07/12/2017
Divulgação dos Resumos aceitos  11/12/2017
Prazo para Recursos  12/12/2017

Resultado dos Recursos 

13/12/2017 
Resultado Final dos Trabalhos Aceitos  13/12/2017
Divulgação do Local de Apresentação dos Trabalhos  14/12/2017
 

 

MINICURSOS

M1: Os números primos e a criptografia RSA.
Facilitador: Professor Me. Diego Alves da Costa
Objetivo(s): O desafio de enviar uma mensagem de forma que ela possa ser entendida somente por um determinado destinatário, mesmo que ela seja interceptada antes do desejado destino, faz-se presente no mundo interligado que vivemos. Por exemplo, sempre que acessamos nossos e-mails ou contas bancárias, nossas senhas trafegam pela internet. Não seria nada interessante que elas fossem descobertas por possíveis interceptadores. Neste minicurso, veremos como a Teoria dos Números, a partir da noção de número primo, fornece um eficiente método de encriptação/desencriptação, isto é, uma técnica pela qual uma informação é transformada em uma mensagem inelegível, de modo que apenas seu destinatário possa inverter o processo e obter a informação original. Tal método é devido aos pesquisadores Ronald Rivest, Adi Shamir e Leonard Adleman, e é conhecido na literatura como Criptografia RSA..
Vagas: 30.

M2: Lendo e escrevendo nas aulas de Matemática: uma abordagem lúdica no ensino fudnamental.
Facilitador: Professora Esp. Gerlandia Maria Bezerra Melo
Objetivo: Analisar, vivenciar e elaborar coletivamente sequencias didáticas par a o ensino de matemática que favoreçam a pratica da leitura e da escrita.
Vagas: 20.

M3: Aceleração da gravidade e seus efeitos dinâmicos.
Facilitador: Professor Dr. Davi Soares Dantas
Objetivo(s): Verificar as leis que regem o movimento do pêndulo simples e utilizá-lo para determinação da aceleração gravitacional próxima a superfície terrestre; estudar os efeitos dinâmicos da gravidade sobre os corpos através do movimento de queda livre e verificar a independência da massa no tempo de queda livre dos objetos.
Vagas: 20.

M4: Fábrica de jogos.
Facilitador: Professor Me. Jerry Gleison Salgueiro Fidanza Vasconcelos
Objetivo(s): Apresentar jogos didáticos que possam ser utilizados em sala de aula revisando as operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) com os números inteiros e desenvolver o raciocínio combinatório a partir de noções do princípio multiplicativo.
Vagas: 20.

M5: Introdução a teoria qualitativa de Equações Diferencias Ordinárias.
Facilitador: Professor Me. Narcélio Silva de Oliveira Filho
Objetivo: Expor uma introdução sobre a teoria qualitativa de EDOs.
Vagas: 30.

M6: Recorrências Lineares de Primeira e de Segunda Ordem.
Facilitador: Professor Me. Rafael Pereira Eufrázio
Objetivo(s): Reconhecer uma recorrência e classifica-la de primeira ou segunda ordem, tendo noção dos principais teoremas e aplicações matemáticas. Além disso terá estudado um conteúdo que não é abordado nos cursos de graduação, porem cobrado em concursos para o magistério superior.
Vagas: 30.

M7: Solubilidade de Equações por radicais.
Facilitador: Professor Me. João Victor Maximiano Albuquerque
Objetivo(s): A insolubilidade de equações polinomiais de grau maior ou igual a 5 é provada em cursos de Álgebra sobre a Teoria dos Corpos. Parte delas é dedicada a extensões algébricas de corpos, culminando no Teorema Fundamental de Teoria de Galois para uma extensão K C L bastante específica. Sabendo que em grande parte dos cursos não há tempo hábil de apresentar tais resultados, o objetivo desse minicurso é apresentar o critério de Galois para equações algébricas e portanto quando as equações polinomiais possuem soluções por radicais (no caso n menor ou igual a 4), apresentando todo o contexto histórico e matemático envolvido por trás da justificativa de tal resultado. Mostraremos também um exemplo de uma equação de grau 5, que não é solúvel por radicais.
Vagas: 30.