Você está aqui: Página Inicial > Crateús > campus_crateus > Biblioteca do campus de Crateus > Orientações para recebimento dos trabalhos acadêmicos

Orientações para recebimento dos trabalhos acadêmicos

última modificação 06/10/2020 10h45

O depósito de trabalho de conclusão de cursos de graduação (TCCs) e de pós- graduação (TCCEs, dissertações e teses), no âmbito do SIBI - IFCE, observa o disposto no Anexo A do Regulamento de Funcionamento das Bibliotecas. Para tal, o discente deve seguir as Orientações para Entrega de Trabalho de Conclusão de Curso:

1) Normalizar o trabalho acadêmico de acordo com as orientações estabelecidas pelo Normalizar o trabalho acadêmico de acordo com as orientações estabelecidas no Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos do IFCE - 3.ed.atual. 2020.

2) Providenciar a ficha catalográfica do trabalho. Para isso, deve acessar o Gerador Automático de Ficha Catalográfica, disponível no Portal SIBI, preenchendo o formulário com os dados bibliográficos do trabalho de conclusão. A folha contendo a ficha catalográfica deverá ser inserida após a folha de rosto do trabalho acadêmico em formato eletrônico. Para artigos científicos fica dispensada a apresentação da ficha catalográfica.

3) Observar que a folha de aprovação dos trabalhos no formato monografia, dissertação ou tese deve estar, obrigatoriamente, sem as assinaturas dos membros da banca avaliadora para divulgação no Repositório Institucional do IFCE.

4) Imprimir, preencher, assinar, digitalizar e salvar, em formato PDF, o termo de Autorização para Disponibilizar Trabalho de Conclusão de Curso no Repositório Institucional do IFCE.

5) Salvar o trabalho, exclusivamente em formato eletrônico, em um arquivo único em PDF (da capa aos anexos). O arquivo não deve ultrapassar 5 Megabytes.

Instruções para entrega do trabalho

1) Apresentar à coordenadoria do seu curso a versão final do trabalho aprovada pelo orientador, juntamente com o termo de Autorização para Disponibilizar Trabalhos de Conclusão de Curso no Repositório Institucional do IFCE, de acordo com os formatos especificados, a fim de que seja gerado um processo no Sistema Eletrônico de Informação (SEI).

2) A coordenadoria do curso confere o conteúdo dos arquivos, no ato do recebimento, a fim de garantir que os mesmos possuam conteúdo válido.

3) A coordenadoria do curso gera um processo no SEI, anexando os arquivos (trabalho de conclusão + termo de autorização), e os envia à biblioteca específica do seu campus para validação.

4) A biblioteca valida os arquivos submetidos no processo e disponibiliza o trabalho de conclusão de curso no Repositório Institucional do IFCE.

5) Caso os arquivos enviados não estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos, a biblioteca retornará o processo à coordenadoria do curso para que esta proceda às alterações exigidas. Cumpridas as exigências, a biblioteca validará o recebimento dos arquivos, comunicando à coordenadoria, por intermédio do documento Validação da Submissão do Trabalho de Conclusão de Curso.

6) No caso de trabalhos que envolvam patentes ou embargo (quando não é permitido o acesso imediato ao conteúdo integral do documento, durante um determinado período de tempo) deve imprimir, preencher, assinar, digitalizar e salvar, em formato PDF, o termo de Autorização para Disponibilizar Trabalhos de Conclusão de Curso no Repositório Institucional do IFCE, assinalando a opção “Passível de patenteamento ou embargo” e entregar à coordenadoria do curso, acompanhado do arquivo (PDF) contendo apenas o resumo e os dados bibliográficos (autor e título) do TCC.

OBS 1: Cada processo, criado no SEI, conterá informações e arquivos anexos relativos a apenas um (1) trabalho de conclusão de curso.

OBS 2: A biblioteca não receberá os trabalhos diretamente dos discentes, bem como não receberá arquivos em outras mídias (CD, DVD, HD, impressa).

Arquivos Relacionados
▪ Lei 12.527 de 2011 – Lei de Acesso à Informação.
▪ Resolução 034/2017 – CONSUP, de 27/03/2017 - Aprova o Manual de normalização de trabalhos acadêmicos do IFCE.
▪ Resolução 99/2017-CONSUP, de 27/09/2017 – Aprova o Manual de elaboração de projetos pedagógicos dos cursos do Instituto Federal do Ceará.
▪ Resolução 116/2018 - CONSUP, de 26/11/2018 - Aprova o regulamento dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.