Você está aqui: Página Inicial > Crateús > campus_crateus > Assistência Estudantil > Bolsa Permanência
conteúdo

Bolsa Permanência

última modificação 12/08/2019 16h15
Programa Bolsa Permanência

O Programa Bolsa Permanência (PBP) é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em Instituições Federais de Ensino Superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício.

A Instituição Federal de Ensino Superior (IFE), no caso o IFCE, realiza a gestão local do Programa que tem por objetivos:

  • I- viabilizar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e quilombolas; 
  • II – reduzir custos de manutenção de vagas ociosas em decorrência de evasão estudantil; 
  • III – promover a democratização do acesso ao ensino superior, por meio da adoção de ações complementares de promoção do desempenho acadêmico.


No campus de Crateús, o PBP é voltado apenas para estudantes indígenas e quilombolas. As inscrições ocorrem duas vezes por ano, em datas previstas pelo Ministério da Educação. Mais informações procurar a Coordenadoria de Assuntos Estudantis/Assistente Social. Email: barbara.diniz@ifce.edu.br

Legislação e documentos que norteiam o Programa Bolsa Permanência


Documentos para inscrição no Programa Bolsa Permanência