Notícias
Sineta luminosa é instalada no campus
O campus de Cedro do Instituto Federal do Ceará dá mais um passo em direção à inclusão social. Além da urbanização, projeto que conta com instalação de rampas e piso tátil, a unidade passará a contar com um sistema de alerta visual. O objetivo é sinalizar as mudanças de aulas e intervalos, favorecendo a acessibilidade aos alunos com deficiência auditiva.
Parceria do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) e da Coordenação da Infraestrutura, a sineta por enquanto encontra-se instalada na primeira sala do novo bloco didático, a título de experimentação. “A ambição é que isso esteja em todas as salas e nos ambientes mais volumosos, como refeitório e biblioteca”, explica a professora Raquece Cruz, coordenadora do Napne.
Projeto de acessibilidade do campus
As sinetas são o primeiro passo para a execução do projeto que tornará o campus mais inclusivo. No início do ano, a equipe do Napne verificou as instalações que estavam em desacordo com os padrões de acessibilidade estabelecidos em lei e mapeou a estrutura para implantação de um piso tátil. O primeiro passo foi a retirada de placas informativas de locais inadequados; o segundo é a instalação das sinetas. Os próximos são a reestruturação das rampas e a implantação de piso tátil e elevador.