Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Palestra para alunos de Caucaia aborda prevenção da violência
conteúdo

Notícias

Palestra para alunos de Caucaia aborda prevenção da violência

Advogado Renato Roseno apresentou números e debateu soluções
última modificação: 22/11/2016 11h45
Roseno defendeu a prevenção como medida efetiva contra a violência (Foto: Pedro Rildson)

Roseno defendeu a prevenção como medida efetiva contra a violência (Foto: Pedro Rildson)

A violência é um mal que abate a sociedade, mas pode ser combatida com ações continuadas de prevenção. Essa foi uma das mensagens deixadas na palestra “Violência na Periferia”, ministrada na tarde da última segunda, dia 21, no campus de Caucaia do IFCE pelo advogado e deputado estadual Renato Roseno. O evento foi uma iniciativa do setor de Serviço Social da unidade e contou com participação expressiva de estudantes.

Roseno apresentou vários dados e conclusões acerca da violência no Ceará, como o número de mortes por questões interpessoais, situações evitáveis por meio de conciliação, exemplificou. Ele também citou um grande número de armas ilegais em circulação, cerca de 7 milhões, e um real “cultivo à violência” em nosso país, a partir da própria mídia, que torna “natural” esse problema social.

Para o palestrante, estudos mostram que “a violência tem local e alvo específico”, o que torna viável a aplicação de medidas preventivas naquele cenário, observando que é necessário mudar essas expectativas que, atualmente, são pessimistas. “Temos, enquanto comunidade, que pressionar por políticas nesse sentido em nossos territórios”, frisou Roseno.

Luís Carlos de Freitas – Campus de Caucaia

registrado em: ,