Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > IFCE é ouro na Olimpíada Nacional de Geografia
conteúdo

Notícias

IFCE é ouro na Olimpíada Nacional de Geografia

ETAPA REGIONAL

Campus de Caucaia ficou com o primeiro lugar entre as escolas públicas do Ceará
publicado: 14/09/2018 11h26, última modificação: 14/09/2018 13h26
Alunos e professor, agora, vão pra etapa nacional (Foto: Quezia Brandão)

Alunos e professor, agora, vão pra etapa nacional (Foto: Quezia Brandão)

A equipe Alabá, composta por estudantes do campus de Caucaia do Instituto Federal do Ceará (IFCE), conquistou a melhor colocação entre as instituições de ensino públicas do Ceará nas etapas regionais da IV Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). Com isso, o grupo ganhou o direito de participar da fase nacional, de caráter presencial, que acontece de 19 a 21 de outubro em Brasília/DF.

Além dos alunos do IFCE, o Ceará vai ter estudantes do colégio Farias Brito competindo na capital federal. O time Alabá do IFCE é composto pelos alunos Diogo Augusto de Araújo dos Santos, José Ernando de Farias e Victor Klisman Silva Ribeiro, estudantes do quarto semestre do curso técnico de Eletroeletrônica. Sob a coordenação do professor Fabrício Américo, eles alcançaram a medalha de ouro ao completar as três primeiras fases da disputa, realizadas on-line ao longo de todo o mês de agosto.

O estudante José Ernando de Farias Filho conta que a decisão de participar da olimpíada veio quase por acaso. “Nem sabíamos que essa competição existia – descobrimos fazendo uma pesquisa na internet sobre olimpíadas de conhecimento. Decidimos participar. As três primeiras fases abordavam questões de geografia humana e natural. Algumas questões exigiram muita pesquisa, mas o trabalho em equipe deu resultado. Conseguimos o ouro na nossa primeira participação”, disse o aluno.

“Nós sempre víamos as competições na área de exatas; daí passamos a procurar na área de humanas, porque temos mais afinidade”, conta Diogo. “Nosso estudo é bem organizado; nós dividimos questões por assunto, resolvemos, depois juntamos tudo para debatermos entre nós as resoluções”, completa Victor.

Ernando e Diogo, aliás, também participaram da equipe que conquistou a prata na 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB 10), na Unicamp, no mês de agosto. Resultados que evidenciam o trabalho realizado no campus de Caucaia voltado para a participação em disputas do tipo.

Além do grupo de Caucaia, também foram medalhistas as seguintes equipes do IFCE campus Fortaleza: Atlas, Geo Química e Geo Fortaleza (medalha de ouro) e Geo Mecânicos (bronze) - todas sob a orientação do professor Diego Gadelha.

Luís Carlos de Freitas e Dowglas Lima – Campus de Caucaia