Você está aqui: Página Inicial > Canindé > Notícias > Professor é campeão em competição nacional de criptografia
conteúdo

Notícias

Professor é campeão em competição nacional de criptografia

Roadsec

Rodrigo Costa, do campus de Canindé, venceu 15 competidores em provas que duraram seis horas
última modificação: 18/11/2016 15h42
Rodrigo Costa venceu 15 competidores em provas que duraram seis horas

Rodrigo Costa venceu 15 competidores em provas que duraram seis horas

O professor Rodrigo Costa, do Eixo de Tecnologia e Informação do campus de Canindé do IFCE, sagrou-se campeão, no último sábado (12), da Cryptorace 2016, competição nacional de criptografia integrante da Roadsec, evento itinerante de hacking, segurança da informação e tecnologia.

"A criptografia é uma técnica de mascaramento de informação. Ela torna um texto escrito em qualquer idioma ou numérico em uma mensagem secreta em que somente quem tem a chave [pedaço de informação que controla a operação de um algoritmo de criptografia] e quem sabe o algoritmo pode decodificar. O grande segredo é tentar descobrir qual é o algoritmo que criptografa e qual é a chave", explica o docente.

Pelo caráter itinerante da Roadsec, foram realizadas edições do evento em várias cidades brasileiras desde o início do ano, cada uma com a sua própria Cryptorace. O professor Rodrigo Costa sagrou-se campeão da edição cearense, conquistando assim o direito de representar o estado na competição nacional com outros 15 vencedores regionais. O campeonato caracterizou-se por uma série de doze desafios lançados online a cada 30 minutos, cada qual composto por uma foto com uma ou mais mensagens criptografadas.

"Foi muita emoção", relata Rodrigo, já que apenas o primeiro competidor a desvendar pontuava e os desafios estavam sendo quebrados em média de um minuto. "Olhando para a mensagem, já dá para intuir se é uma criptografia que troca palavras ou que embaralha as letras".

Para o docente, participar de uma competição de criptografia está diretamente relacionado ao cotidiano de sala de aula. "Dentro do curso de Redes, nós temos três disciplinas de segurança da informação. O evento está alinhado às disciplinas e esses conceitos ajudam no decorrer das disciplinas", avalia o professor.

Como premiação por vencer a Cryptorace 2016, Rodrigo Costa participa nesta sexta-feira (18) do evento de encerramento da Roadsec em São Paulo.