Você está aqui: Página Inicial > Canindé > Notícias > Neabi de Canindé é aprovado em edital de clube de leitura
conteúdo

Notícias

Neabi de Canindé é aprovado em edital de clube de leitura

CASA SUELI CARNEIRO

Núcleo receberá dez exemplares da obra “Quarto de Despejo” para discutir em encontros presenciais
última modificação: 05/07/2023 11h48

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus de Canindé foi aprovado no Edital de Apoio a Grupos de Leitura – Ler o Brasil, promovido pela Casa Sueli Carneiro. A iniciativa buscou fortalecer e promover grupos presenciais de leitura liderados por pessoas negras em todo o Brasil. Foram 509 propostas submetidas no País inteiro. 

“Ser selecionada nesse edital nos oportunizará compartilhar conhecimentos e experiências sobre a valorização e importância da literatura e da memória negra. Estou extremamente animada para embarcar nessa jornada e contar com a participação ativa de todos os envolvidos”, afirma a professora Rafaella Florêncio, vice-coordenadora do Neabi Canindé e autora do projeto selecionado.

A obra escolhida para iniciar o clube de leitura é Quarto de Despejo, surgido a partir do diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus. O livro relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela do Canindé, em São Paulo, onde a autora morou por anos com os três filhos. “Essa escolha se deu não apenas pelo valor literário inquestionável da autora e da obra, mas também por representar muito do que aprendemos sobre como não Ler o Brasil”, aponta a professora Rafaella.

A Casa Sueli Carneiro, promotora do edital, oferecerá apoio pedagógico à mediação dos grupos de leitura e exemplares de livros para a estruturação dos clubes, contribuindo para o enriquecimento cultural e intelectual dessas comunidades. Em contrapartida, o Neabi se compromete a realizar encontros presenciais regulares para discussão e compartilhamento da obra selecionada. A ideia é que esses momentos possam acontecer dentro e fora do Instituto Federal do Ceará, com participação da comunidade externa ao campus. 

 

 

Andressa Souza – campus Canindé