Você está aqui: Página Inicial > Canindé > Notícias > IFCE realiza Feira de Fisiologia Aplicada ao Exercício Físico e à Saúde
conteúdo

Notícias

IFCE realiza Feira de Fisiologia Aplicada ao Exercício Físico e à Saúde

EDUCAÇÃO FÍSICA

Evento conta com palestras e apresentações científicas nas temáticas de Fisiologia do Exercício, Cineantropometria, Treinamento Desportivo e Resistido
última modificação: 17/05/2023 14h52

O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará promove, na próxima sexta-feira (26), a primeira edição da Feira de Fisiologia Aplicada ao Exercício Físico e à Saúde. O evento é organizado pelo grupo de pesquisa Biodinâmica do Exercício Físico e Metabolismo, em parceria com professores e estudantes da licenciatura em Educação Física da unidade. 

A feira busca gerar um valioso ambiente pedagógico, de formação plural e interdisciplinar para estudantes das disciplinas relacionadas à matriz curricular Bases Anátomo-Fisiológica e Biomecânica do Movimento Humano. Para isso, contempla na programação momentos de apresentações científicas orais em salas temáticas, seguidas de avaliação e retorno docente relacionados aos temas, além de palestras e debates em mesa redonda. 

O evento é gratuito e aberto ao público interessado nos temas de Fisiologia do Exercício, Cineantropometria, Treinamento Desportivo e Resistido. As inscrições de organizadores, apresentadores e ouvintes devem ser feitas através deste formulário online. 

PROGRAMAÇÃO 

SEXTA-FEIRA, 26 DE MAIO - MANHà

7h30 às 10h30: Apresentações científicas nas salas temáticas (Fisiologia do Exercício, Cineatropometria, Treinamento desportivo e Resistido) 

10h40 às 11h30: Palestra “Conjuntura da pesquisa no IFCE – campus Canindé”  

Palestrante: Prof. Glauber Nobre, coordenador de pesquisa do campus Canindé 

Graduado em Educação Física e em Gestão Desportiva e Lazer. Especialista em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela Universidade Castelo Branco - Rio de Janeiro (UCB). Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

SEXTA-FEIRA, 26 DE MAIO - TARDE 

14h-14h30: Homenagem ao Prof. Eduardo da Silva Pereira (in memoriam) 

Convidada: Prof. Nimara Cruz   

14h30-15h20: Palestra “A importância do sono para os atletas e os fatores inerentes ao desporto que concorrem contra o sono 

Palestrante: Prof. Flavio Aurélio Fernandes Soares 

Graduado em Educação Física. Especialista em Fisiologia e Biomecânica do Movimento Humano (FFB/CE).  Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano (Linha de Pesquisa - Avaliação e Desempenho Humano/UFRN-RN). Doutorando em Ciências Médicas (Linha de Pesquisa - Sono e Ritmos Biológicos/UFC-CE). 

15h30-16h20: Palestra “Respostas psicofisiológicas ao exercício físico 

Palestrante: Prof. André Igor Fonteles 

Graduado em Educação Física. Especialista em Treinamento Desportivo e Fisiologia do Exercício (UECE). Mestre em Educação Física e Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

16h20-16h45: Palestra Relação do nível de atividade física, ansiedade e perfil do sono em discentes do IFCE 

Palestrante: Prof. Adelvane Rodrigues 

Graduado em Educação Física, Mestre e Doutor em Farmacologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FaMed/UFC). Fez pós-doutorado com estágio realizado no Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC (PNPD/CAPES).  

 

Andressa Souza - campus Canindé