Você está aqui: Página Inicial > Canindé > Notícias > IFCE promove concerto junino na praça Tomaz Barbosa
conteúdo

Notícias

IFCE promove concerto junino na praça Tomaz Barbosa

EVENTO

Apresentação terá performances instrumentais em gêneros musicais como baião, xote, xaxado e arrasta-pé
última modificação: 20/06/2023 13h57

O campus de Canindé promove, na manhã do próximo sábado (01/07), um "Concerto Junino" no coreto localizado na Praça Tomaz Barbosa. Idealizada pela turma do curso de extensão Prática em Conjunto de Instrumento de Sopro II, a apresentação tem como proposta executar peças musicais que remetem às festas juninas, passeando por gêneros musicais como baião, xote, xaxado e arrasta-pé.

Com o objetivo de estreitar as relações entre o IFCE e a sociedade por meio da música, o evento é uma oportunidade para os jovens músicos e alunos do instituto compartilharem o estilo musical junino, mais próximo das pessoas da localidade. “O coreto da praça, tradicionalmente utilizado por bandas de música, será o palco ideal para resgatar e relembrar tradições em diálogo com a interpretação dos músicos”, defende o professor José de Oliveira Filho, coordenador do curso de extensão e docente da licenciatura em Música do campus Canindé. 

Criado em março de 2023, o grupo é composto por pessoas da comunidade externa e interna do IFCE. São 21 músicos no total, divididos em instrumentos de madeiras (flautas, clarinetas e saxofones), metais (trompetes, trombone, eufônio e tuba) e percussão. Apesar de sua recente formação, o grupo já conquistou reconhecimento ao se apresentar na III Mostra da Licenciatura em Música, no Encontro de Bandas do IFCE - campus Fortaleza e no II Recital Geek. Em apresentações anteriores, impressionou o público com interpretações de temas icônicos, como "Star Wars", "Jurassic Park" e "ET", de John Williams, além de emocionar com "Lamento Sertanejo", de Dominguinhos e Gilberto Gil.

 

SERVIÇO
Concerto Junino do curso de extensão Prática em conjunto de Instrumento de Sopro II
Quando: 01/07 (sábado), de 8h às 9h
Onde: Coreto da Praça Tomaz Barbosa (R. Mozart Pinto, 449-497 - Centro, Canindé)
Gratuito e aberto ao público

  

Andressa Souza – campus Canindé