Você está aqui: Página Inicial > Canindé > Notícias > Egressa desenvolve programa de turismo de aventura em Canindé
conteúdo

Notícias

Egressa desenvolve programa de turismo de aventura em Canindé

CANINDÉ AVENTURA

Iniciativa realizada no assentamento São Francisco das Chagas conta com a parceria do IFCE
última modificação: 04/07/2023 15h18
Exibir carrossel de imagens Foto: Nilson Holanda

Foto: Nilson Holanda

Quando se pensa em Canindé, algumas imagens vêm logo à mente: a estátua e a basílica de São Francisco, os romeiros em procissão pagando promessas, um milhão de visitantes passando pela cidade durante os dez dias de festejos do padroeiro. Não à toa também é conhecida como a cidade da fé; a religiosidade está intrinsecamente ligada ao cotidiano, à cultura e à economia local, sobretudo no turismo.  

Mas e se o turismo religioso não fosse sinônimo de Canindé? E se o município tivesse potencial para oferecer outros atrativos aos visitantes por lazer? Foi a partir desses questionamentos que surgiu o Canindé Aventura, um programa de implantação do turismo de aventura na base comunitária do assentamento São Francisco das Chagas. O embrião dessa iniciativa, que completou seu primeiro ano de atividades em junho de 2023, foi o trabalho de conclusão do curso de Maria José Moura, hoje tecnóloga em Gestão de Turismo pelo campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará. 

“No assentamento onde os meus pais agricultores residem, tem uma trilha bastante conhecida que era praticada por pessoas que iam sem estrutura mínima de segurança, de forma independente. No decorrer do curso, eu fui percebendo que essa trilha seria um potencial turismo de aventura, desde que ela fosse estruturada e tivesse o engajamento da comunidade”, explica Maria José.

 Foto: Nilson Holanda

Vista da trilha do Serrote do Salgado (Foto: Nilson Holanda)

MEIO AMBIENTE E TURISMO ECOLÓGICO

A Trilha do Serrote do Salgado está situada dentro do Assentamento São Francisco das Chagas, em Canindé, onde residem 25 famílias que sobrevivem essencialmente da agricultura familiar. O Projeto Canindé Aventura nasceu para viabilizar uma segunda fonte de renda para a comunidade assentada através das atividades do turismo de aventura, como trilha, rapel e acampamento, além da venda de produtos caseiros produzidos pelos moradores na feira agrícola.

A trilha possui um clima quente e vegetação de caatinga predominante, características da região, além de um mirante com vista panorâmica para os sertões de Canindé. Como aponta a sua idealizadora, Maria José Moura, outras metas do projeto Canindé Aventura são preservar o bioma em que o percurso está inserido e incentivar a prática de atividades físicas na natureza para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos visitantes.

“A nossa principal meta é tornar o assentamento são Francisco um turismo receptivo, ou seja, queremos trazer turistas de outros lugares, não só de Canindé, para usufruir dos nossos benefícios, tanto os da natureza como também os produtos da agricultura familiar”, explica Maria José. Além desses atrativos, o assentamento possui edificações – como a centenária Casa Sede e a Casa de Farinha – que fomentam a implantação de um turismo sociocultural ao complexo.

Estudantes do IFCE em visita técnica (Foto: Nilson Holanda)

PARCERIAS

Com um ano de atividades, o projeto Canindé Aventura já firmou parcerias com diversas instituições, dentre as quais o Instituto Federal do Ceará. O campus de Canindé colabora com a iniciativa em especial através dos cursos de Gestão de Turismo e Educação Física, com atividades que vão desde a formação para condutores de trilhas até as visitas técnicas de diversos cursos ao assentamento.

 

 

SERVIÇO

Trilha do Serrote do Salgado 

Onde: Assentamento São Francisco das Chagas

Entre em contato aqui

 

Andressa Souza - campus Canindé