Você está aqui: Página Inicial > Canindé > Notícias > Começam as inscrições para o Enem 2019
conteúdo

Notícias

Começam as inscrições para o Enem 2019

EXCLUSIVAMENTE PELA INTERNET

Prazo vai até 17 de maio. Inscritos poderão concorrer a vagas em 29 campi do IFCE para 2020
publicado: 06/05/2019 13h22, última modificação: 06/05/2019 16h44

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 começaram nesta segunda-feira (6). O processo é feito exclusivamente pela internet, até o próximo dia 17, por meio da Página do Participante. As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Os inscritos no Enem 2019 poderão concorrer a vagas em cursos superiores de 29 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) para o ano letivo de 2020. São eles, as unidades de Acaraú, Acopiara, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Horizonte, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Paracuru, Pecém, Quixadá, Sobral, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim.

A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga até o dia 23 de maio, de acordo com o cronograma do exame. Os estudantes que solicitaram a isenção da taxa não estão dispensados de se inscrever. O participante terá até o dia 17 de maio para atualizar dados de contato, escolher outro município de provas, mudar a opção de língua estrangeira e alterar atendimento especializado e/ou específico. Após esse prazo, não serão mais permitidas mudanças. 

O candidato que precisar de atendimento especializado e específico deve fazer a solicitação durante a inscrição. O prazo para pedidos de atendimento por nome social vai de 20 e 24 de maio.

A prova também pode ser feita pelos chamados treineiros – estudantes que vão concluir o ensino médio depois de 2019. Neste caso, os resultados servem somente para autoavaliação, sem possibilidade de o estudante concorrer efetivamente às vagas na educação superior ou para bolsas de estudo. Esses participantes devem declarar ter ciência disso já no ato da inscrição.

Sisu 2019.2

Por sua vez, os candidatos que participaram do Enem em 2018 terão mais uma chance de se matricular em um curso superior do IFCE. A instituição deverá ofertar vagas em 28 campi no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019.2, o qual utilizará as notas do Enem do ano passado. A relação completa de cursos e vagas a serem ofertadas será divulgada pela Pró-reitoria de Ensino (Proen) na próxima semana.

Andressa Souza (campus de Canindé) e Ícaro Joathan (reitoria)