Você está aqui: Página Inicial > Baturité > Notícias > IFCE Campus Baturité e Hemoce promovem campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea
conteúdo

Notícias

IFCE Campus Baturité e Hemoce promovem campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea

O IFCE Campus Baturité foi honrado pelo Hemoce com o título de “Organização Cidadã”.

publicado: 26/09/2017 15h00, última modificação: 27/09/2017 10h24

O Campus Baturité e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) realizaram campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea nesta quarta-feira (20 de setembro). A iniciativa teve o propósito de realizar a coleta de sangue dos doadores cadastrados e de captar novos doadores. A doação de sangue é voluntária, anônima e altruísta, não devendo o doador, de forma direta ou indireta, receber qualquer remuneração ou benefício em virtude da sua realização. A frequência máxima admitida é de 4 doações anuais com intervalo mínimo de 2 meses para homens e de 3 doações anuais com intervalo mínimo de 2 meses para mulheres. Há total sigilo das informações prestadas pelo doador antes, durante e depois do processo de doação de sangue. As doações de sangue realizadas pelo Hemoce atendem a pacientes que necessitam de transfusão de sangue em várias unidades de saúde no Ceará. Com uma bolsa de sangue é possível beneficiar até quatro pessoas já que o sangue é dividido em diferentes hemocomponentes.

O evento também disponibilizou o cadastro de medula óssea em que o voluntário precisa ter entre 18 e 55 anos, não ter histórico pessoal de câncer, apresentar um documento oficial com foto, preencher uma ficha com os dados pessoais, e permitir a coleta de uma amostra de sangue (10 ml). A amostra coletada é enviada para um laboratório especializado, sendo as informações cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Quando houver compatibilidade com algum paciente que necessite do transplante de medula óssea, o doador é convidado a comparecer ao hemocentro para ser avaliado em relação a sua saúde para a possibilidade da doação. A chance de se tornar um doador de medula óssea é de um para cem mil. O cadastro é feito uma única vez, mas é necessário atualizá-lo sempre quando ocorrer mudando endereço ou telefone de contato.

 Ao todo, participaram 92 candidatos, dentre discentes, servidores e funcionários do IFCE Campus Baturité, e comunidade de Baturité, sendo possível a coleta de 56 bolsas de sangue e 20 cadastros de medula óssea.

 É com grande prazer que o IFCE Campus Baturité, honrado pelo Hemoce por “Organização Cidadã”, promove frequentemente a iniciativa tendo em vista a relevância de seu compromisso social.