Você está aqui: Página Inicial > Baturité > Notícias > Ciências de Alimentos é tema de workshop em Baturité
conteúdo

Notícias

Ciências de Alimentos é tema de workshop em Baturité

As atividades, desenvolvidas por alunos do curso de Especialização em Ciências de Alimentos do campus, aconteceram dia 09 de março.
publicado: 15/03/2019 17h45, última modificação: 15/03/2019 17h50

No último sábado, dia 09 de março, o Curso de Especialização em Ciências de Alimentos realizou o I Workshop em Ciências de Alimentos. O evento foi coordenado pelas docentes do campus Baturité Profa. Dra. Mirele da Silveira Vasconcelos, Profa. Anne Kamilly Nogueira e Profa. Alisandra Cavalcante.

Ao longo das as atividades no auditório, os palestrantes mostraram a interdisciplinaridade entre as ciências de alimentos, biotecnologia e farmacologia e destacaram as pesquisas desenvolvidas em parceria entre as instituições e os recentes trabalhos científicos publicados.

Para a professora Mirele Vasconcelos,  "as palestras proporcionam aos alunos a apresentação a grandes centros de pesquisa do estado e com isso conhecem diversos trabalhos científicos e várias abordagens e modelos experimentais que podem ser utilizados de forma interdisciplinar na pesquisa durante o curso de Especialização". Lembrou.  

A Profa. Dra. Anne Kamilly iniciou o ciclo de palestras do workshop abordando Tópicos especiais em ciências de alimentos. Destacou a importância do uso da biodiversidade brasileira e cuidados com o desperdício de alimentos além de aspectos higiênico-sanitários, sensoriais e tecnológicos que podem ser foco de pesquisas na cadeia produtiva do alimento no contexto atual.

A segunda palestra foi ministrada pelo Prof. Rogênio Mendes, doutorando em Biotecnologia - Renorbio da Universidade de Fortaleza (Unifor). Em sua palestra, Prof. Rogênio falou sobre a importância da interdisciplinaridade entre as ciências de alimentos, a química e a biotecnologia para o estudo e desenvolvimento de pesquisas com biofilmes aplicados a alimentos. Apresentou vários trabalhos publicados das pesquisas desenvolvidas no Núcleo de Biologia Experimental (NUBEX) da Unifor.

Para finalizar o ciclo de palestras, o evento contou com a participação da Dra. Tamiris Goebel, do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tamiris falou sobre a estrutura do núcleo e as pesquisas nacionais e internacionais desenvolvidas com a Pele de Tilápia usadas para tratar queimaduras dentre outras pesquisas na área de farmacologia do NPDM. Abordou ainda trabalhos desenvolvidos com plantas medicinais destacando as pesquisas com o extrato metanólico de Sideroxylon obtusifolium, proteínas extraídas do látex de Calotropis procera e o suco de caju verde e maduro (Anacardium occidentale).
O ciclo de palestras encerrou-se com a presença do saxofonista João Paulo e alunos do curso de gastronomia que prepararam um Coofee-break na Sala-bar do campus.

Por fim, a coordenadora das atividades no campus Baturité destacou que “realizar esse Workshop em parceria com os professores do curso, foi uma oportunidade valiosa com o objetivo de contribuir em conjunto com a formação dos alunos a nível de pós-graduação". Continuou. "Para um evento como esse, mesmo de pequeno porte, só foi possível porque pudemos contar com a disponibilidade dos palestrantes, das professoras Anne Kamilly e Alisandra Cavalcante e grande apoio de vários profissionais desde a Direção Geral do campus, Professor Lourival Soareas, da coordenação do curso de gastronomia, da coordenação de ensino, do setor de transporte, técnicos de laboratórios e terceirizados, além do apoio dos alunos do curso de gastronomia responsáveis pela preparação do Coofee-break e registro do eventos: Geane, Liziane, Elivelton, Abraão, Gil e Francisco Constantino” destacou.
Fotos: Francisco Constantino – Aluno do Curso de Tecnologia em Gastronomia.