Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Universo IFCE mobiliza campus de Aracati
conteúdo

Notícias

Universo IFCE mobiliza campus de Aracati

Ações da Semana da Biblioteca e do Livro e do Seminário de Iniciação Científica reforçam iniciativa
publicado: 20/11/2018 09h05, última modificação: 20/11/2018 09h35
Evento difunde ações desenvolvidas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão

Evento difunde ações desenvolvidas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão

O Universo IFCE, iniciativa que busca ampliar o conhecimento da sociedade acerca das ações desenvolvidas pelo instituto nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, será realizado nesta quarta-feira (21), no campus de Aracati. A programação agrega, também no mesmo dia, a Semana da Biblioteca e do Livro e o Seminário de Iniciação Científica (Semic).

Abertas à comunidade, as ações específicas do Universo IFCE ocorrem pela manhã, voltadas sobretudo para os estudantes dos ensinos fundamental (9º ano) e médio (3º ano), com apresentação dos cursos ofertados pelo campus e visita às instalações.
 
Semana da Biblioteca e do Livro
Também nesse turno começam as atividades da Semana da Biblioteca e do Livro, cujo início está previsto para as 8h, com a apresentação do Coral de Libras de Aracati. Um destaque dessa programação é a Roda de conversa Encontro com o escritor Agamenon Viana, cuja mediação será feita pelos professores Glauco Bastos, Nataly Pinho e Alan Bezerra, do IFCE.

Em seguida, haverá uma performance do grupo Barqueiros literários, que se apresentará em duas sessões (às 10 e às 13h15). No turno da tarde, o evento contará ainda com uma apresentação musical de alunos do curso técnico em Informática.  Vale salientar que, durante a semana, a biblioteca estará abrigando a exposição de pinturas do programa de extensão Mosaico.

A Semana da Biblioteca e do Livro é organizada pela coordenação da Biblioteca do campus em parceria com a Coordenação de Pesquisa e Extensão. A iniciativa tem como objetivo incentivar a leitura e estimular a construção do conhecimento, bem como difundir o livro e divulgar o papel da biblioteca como instrumento de democratização, além de promover a informação e o acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais.
 
Seminário de Iniciação Científica
O Seminário de Iniciação Científica (Semic) tem como objetivo principal o acompanhamento e a avaliação dos trabalhos dos bolsistas vinculados aos programas institucionais de bolsas de Iniciação Científica (Pibic e Pibic Júnior),  Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), Iniciação à Docência (PIBID), além de bolsistas voluntários e demais discentes, inclusive de outras instituições de ensino da região.

O Semic será realizado à tarde, com apresentação de trabalhos, em forma de banner, dos alunos do campus como também de outras instituições. “Esse é o momento em que eles vão apresentar em que estágio se encontram essas pesquisas”, salienta o professor Francisco Glauco Gomes Bastos, coordenador de Pesquisa e Extensão do campus.
 
Confira a programação completa na página do evento.

Elinaldo Rodrigues