Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Suspensos calendários letivos de todos os campi
conteúdo

Notícias

Suspensos calendários letivos de todos os campi

COVID-19

Medida foi tomada pelo grupo gestor do Instituto e vale, inicialmente, até 3 de abril, devido à pandemia de coronavírus no Ceará
última modificação: 23/03/2020 09h58

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) suspendeu, até o próximo dia 3 de abril, o calendário letivo de todos os 33 campi da instituição. A decisão atende às orientações de isolamento social das autoridades de saúde nacionais e estaduais como forma de evitar a expansão da pandemia do novo coronavírus no Brasil e no Ceará - o Estado já tem 68 casos confirmados da covid-19.

O IFCE já havia suspendido as atividades acadêmicas presenciais nos 33 campi e no Polo de Inovação Fortaleza desde o último dia 16 de março, por recomendação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no IFCE (CEC/IFCE). A decisão inicial foi válida até o dia 20, período em que os docentes desenvolveram atividades de ensino a distância aos cerca de 39 mil alunos do Instituto.

Com a prorrogação da suspensão das atividades acadêmicas até 3 de abril, recomendada pelo CEC/IFCE na última quarta, 18, a instituição editou a Resolução nº 7/2020, que determina a paralisação temporária dos calendários, a fim de que os dias letivos não sejam contabilizados.

Além da evolução da pandemia no Estado, a decisão é justificada pelo decreto de estado de emergência em saúde pública determinado pelo Governo do Estado e pelas “dificuldades de acesso à internet, o perfil socioeconômico do estado do Ceará, as considerações por parte dos gestores e da comunidade dos campi, a evolução dos acontecimentos locais, nacionais e internacionais em relação ao avanço da pandemia, o fato de muitos estudantes não possuírem equipamentos (computadores e afins) que permitam o acesso de forma equânime às ferramentas educacionais sugeridas pelos docentes”.

A suspensão dos calendários poderá ser prorrogada posteriormente, se necessário, de acordo com a avaliação do CEC em relação à situação da pandemia no Estado.

Comunicação Social - Reitoria