Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Projeto reúne interessados no desenvolvimento de jogos
conteúdo

Notícias

Projeto reúne interessados no desenvolvimento de jogos

Grupo está aberto à participação de pessoas da comunidade externa
publicado: 26/04/2018 09h04, última modificação: 24/05/2018 06h07
Exibir carrossel de imagens Wesley, Bruno, Gabriel e Ruan em uma das reuniões do It's Game

Wesley, Bruno, Gabriel e Ruan em uma das reuniões do It's Game

Toda quinta à noite, um pequeno grupo se reúne no bloco didático do campus de Aracati para trocar ideias sobre jogos digitais: eles fazem parte do grupo de estudo It's Game!, iniciado em fevereiro. O espaço funciona como laboratório de criação e tem um clima descontraído, onde os participantes estudam sobre Teoria dos Jogos e, ao mesmo tempo, fazem experimentos e se engajam em projetos já em andamento.

“O grupo de estudo trabalha de maneira abrangente exatamente para tentar incentivar qualquer ideia envolvida com o assunto”, explica o professor Bruno Correia da Silva, criador da iniciativa. Formado em Engenharia de Computação pela UFPE, ele diz que a ideia é ter em Aracati um ambiente produtivo e que possibilite a criação de jogos para diferentes finalidades. “Vamos batalhar para gerar vínculos com outras instituições que possuem experiências no assunto e quem sabe muito em breve parcerias com outras áreas”.

Reunião do grupo It's Game

Um dos participantes do It's Game! é o estudante Gabriel Simões, que está no primeiro semestre do curso de bacharelado em Ciência da Computação. Apesar de ter entrado há pouco tempo no IFCE, ele já cita as vantagens de fazer parte do grupo. “Está sendo um espaço pra muita criatividade e diversão, mas sem perder a seriedade”, diz Gabriel, que já está produzindo seu primeiro jogo. “Todos estão pondo um pouco de si na composição, mas ainda necessitamos de mais pessoas interessadas no projeto, seja para a área de programação ou artística”.

Além de estudantes, professores e pesquisadores, o projeto é aberto à participação de qualquer pessoa interessada no tema. Artistas e designers, por exemplo, são bem-vindos. O único critério é resolver um problema e, depois disso, ter disponibilidade para participar dos encontros semanais. Depois de um período de recesso letivo, o grupo volta a se reunir a partir da segunda semana de maio.

Wesley Oliveira, que é estudante do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, destaca a importância do projeto. Segundo ele, desde 2014 o campus conta com iniciativas isoladas de produção de jogos, na maioria das vezes com pequenos grupos formados por alunos. “Faltava alguém com experiência pra chegar junto do grupo”, diz ele.

CAMPEONATO DE JOGOS
Um dos primeiros resultados do It's Game! será a realização da segunda edição da CIES (Copa IFCE de eSports). Ivomar Santos, que acaba de concluir o curso de Bacharelado em Ciência da Computação, diz que a ideia é oferecer aos participantes uma experiência inspirada em campeonatos mundiais de jogos digitais. Inicialmente, há a proposta de do Campeonato de CS GO. O link para inscrição está aqui. Na steam já existe a comunidade para discussão do evento e, acordo com a disponibilidade, outros jogos podem ser inseridos. O convite para participar da organização está aberto a todos os interessados.