Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Projeto fomenta ações culturais em Aracati
conteúdo

Notícias

Projeto fomenta ações culturais em Aracati

MOSAICO

Iniciativa do IFCE agrega diversas atividades artísticas nos dias 4 e 5 de dezembro
última modificação: 05/12/2019 13h27
Performance com alunos e servidores do campus

Performance com alunos e servidores do campus

O campus de Aracati do IFCE tornou-se epicentro de uma série de atividades artístico-culturais nos dias 4 e 5 de dezembro, com a realização do evento Nas Paredes da Memória. A iniciativa integra o programa de extensão Mosaico promovido pelo campus desde 2018 e foi contemplado pelo Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão (Papex) do IFCE neste ano.

No primeiro dia (4), as ações se concentraram nas dependências do campus. A abertura ocorreu ainda pela manhã, na qual se destacaram atividades como a exibição de um documentário sobre expressões culturais e históricas de Aracati, seguida por uma mesa-redonda com integrantes do projeto. Na ocasião, o campus abrigou também uma exposição de artesanato com a participação de um grupo de artesãs de Aracati.

A programação seguiu no turno da tarde, com apresentação artística e a mesa-redonda “A memória em agenciamento com a arte, o turismo e os direitos culturais”, com a participação dos professores Edson Vieira, Rafael Carvalho e Elsine Falcão.

Já nesta quinta-feira (5), a programação se estendeu ao sítio histórico de Aracati, com a realização de uma city tour, pela manhã, visitando alguns dos principais monumentos e equipamentos culturais locais, como o Museu Jaguaribano, o Teatro Francisca Clodilte, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e o monumento “Cruz das Almas”.

Na tarde do último dia do evento, a partir das 14h, as ações ocorrem novamente no campus. Destaque para a performance “Entre Linhas”, com a participação de Jéssica Maia, e a esquete teatral “Mulheres”, da Cia Com3.

Destacou-se também na programação do evento, a inauguração dos painéis em homenagem a expoentes da cultura regional, pintados por membros do projeto Mosaico. Serviram de inspiração para as pinturas as figuras do rei do baião Luiz Gonzaga, o cantor e compositor cearense Belchior, o líder abolicionista Dragão do Mar e a escritora Raquel de Queiroz.


Perspectivas

Na perspectiva de expansão do alcance do programa Mosaico, de acordo com o coordenador, professor Charles Vale, tem sido fundamental a efetivação de parcerias externas, a exemplo da prefeitura municipal de Aracati, por meio do Teatro Francisca Clotilde, e do Museu Jaguaribano, além do apoio no âmbito interno consolidado pelo projeto, tanto por parte da gestão do campus como dos colaboradores diretos.

Segundo o professor Charles Vale, esse reforço se dá a partir do que considera um novo ciclo do projeto, com a entrada de novos membros ocorrida a partir de agosto deste ano. “Não que a formação anterior não seja importante, ela foi fundamental, mas eu considero hoje a situação do grupo a mais interessante durante esses quase dois anos de existência do programa”, disse. Dentre as conquistas recentes, ele cita, por exemplo, a disponibilidade de uma sala exclusiva para funcionar como laboratório de artes. “Foi um fator crucial para que a gente conseguisse remodelar o grupo”, afirma.

Para a professora Márcia Viana, diretora-geral do campus, a iniciativa constitui um momento de felicidade para o campus, em função da importância do investimento em projetos culturais como o mosaico que permite fomentar resgates históricos e o sentimento de pertencimento. “A cultura contribui de diversas formas: para a gente aprender história, se tornar mais cidadão, poder compartilhar os nossos conhecimentos”, ressaltou ela.

O programa Mosaico agrega atividades artístico-culturais em diversos gêneros, tais como: cinema, música, artes visuais, literatura, teatro e dança, incentivando o despertar dos seus membros. Podem participar da iniciativa alunos e servidores do IFCE como também o público externo. O grupo se reúne, semanalmente, para realização de estudos, ações e planejamentos.

Elinaldo Rodrigues - campus de Aracati


Leia também:
Painéis homenageiam expoentes da cultura regional em Aracati