Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Projeto do campus de Aracati obtém primeiro lugar em chamada pública

Projeto do campus de Aracati obtém primeiro lugar em chamada pública

LAGOSTA DE ICAPUÍ

Trabalho foi classificado para a etapa nacional de edital lançado pelo Ministério da Educação
última modificação: 17/11/2021 19h01

Um projeto de pesquisa e extensão sobre a pesca da lagosta em Icapuí, apresentado pelo campus de Aracati, foi classificado em primeiro lugar na chamada pública Nº 1/2021 PRPI/REITORIA-IFCE, que visa selecionar propostas internas a serem submetidas ao Edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação (SETEC/MEC) Nº 63/2021. Destinado às instituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal), o propósito do edital SETEC/MEC Nº 63/2021 é selecionar projetos destinados ao desenvolvimento de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, associados ao ensino, pesquisa e extensão. O resultado da seleção dos projetos na etapa nacional está previsto para o dia 21 de janeiro de 2022.

O projeto foi elaborado pela professora Áfia Suely Santos da Silva de Almeida, mestra em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente.  O diagnóstico delineado a partir desse projeto “é uma etapa relevante no processo, pois a partir dele será possível identificar parâmetros de análise relevantes ao reconhecimento por Indicações geográficas da lagosta de Icapuí, principal produto da região”, explica ela.

A professora Áfia Suely destaca ainda a importância social que a iniciativa alcança: “Sinto-me privilegiada em poder contribuir com a comunidade nesse processo, objetivando propiciar visibilidade às organizações que atuam diretamente nesta atividade pesqueira, assegurar a manutenção dos aspectos culturais para conservação das atividades desenvolvidas pelas comunidades tradicionais, valorização dos seus territórios e a sustentabilidade local”, enfatiza ela. O trabalho está relacionado com a sua pesquisa no doutorado.

A importância do projeto também foi celebrada pelo professor Mário Moreira, diretor geral do campus, salientando que a iniciativa favorece a valorização do litoral leste cearense, tendo como referência a lagosta de Icapuí. Mário Moreira destacou ainda a relevância cada vez maior que o IFCE tem alcançado na região: “O campus de Aracati tem se tornado protagonista em diversos editais a nível nacional, mostrando seu foco na captação de fomento externo, além de contribuir com o desenvolvimento regional”.

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati