Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Projeto do campus de Aracati obtém primeiro lugar em chamada pública
conteúdo

Notícias

Projeto do campus de Aracati obtém primeiro lugar em chamada pública

LAGOSTA DE ICAPUÍ

Trabalho foi classificado para a etapa nacional de edital lançado pelo Ministério da Educação
última modificação: 17/11/2021 19h01

Um projeto de pesquisa e extensão sobre a pesca da lagosta em Icapuí, apresentado pelo campus de Aracati, foi classificado em primeiro lugar na chamada pública Nº 1/2021 PRPI/REITORIA-IFCE, que visa selecionar propostas internas a serem submetidas ao Edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação (SETEC/MEC) Nº 63/2021. Destinado às instituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal), o propósito do edital SETEC/MEC Nº 63/2021 é selecionar projetos destinados ao desenvolvimento de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, associados ao ensino, pesquisa e extensão. O resultado da seleção dos projetos na etapa nacional está previsto para o dia 21 de janeiro de 2022.

O projeto foi elaborado pela professora Áfia Suely Santos da Silva de Almeida, mestra em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente.  O diagnóstico delineado a partir desse projeto “é uma etapa relevante no processo, pois a partir dele será possível identificar parâmetros de análise relevantes ao reconhecimento por Indicações geográficas da lagosta de Icapuí, principal produto da região”, explica ela. 

A professora Áfia Suely destaca ainda a importância social que a iniciativa alcança: “Sinto-me privilegiada em poder contribuir com a comunidade nesse processo, objetivando propiciar visibilidade às organizações que atuam diretamente nesta atividade pesqueira, assegurar a manutenção dos aspectos culturais para conservação das atividades desenvolvidas pelas comunidades tradicionais, valorização dos seus territórios e a sustentabilidade local”, enfatiza ela. O trabalho está relacionado com a sua pesquisa no doutorado.

A importância do projeto também foi celebrada pelo professor Mário Moreira, diretor geral do campus, salientando que a iniciativa favorece a valorização do litoral leste cearense, tendo como referência a lagosta de Icapuí. Mário Moreira destacou ainda a relevância cada vez maior que o IFCE tem alcançado na região: “O campus de Aracati tem se tornado protagonista em diversos editais a nível nacional, mostrando seu foco na captação de fomento externo, além de contribuir com o desenvolvimento regional”.

 Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati