Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Programação competitiva é tema de curso
conteúdo

Notícias

Programação competitiva é tema de curso

Objetivo é preparar estudantes de nível médio e superior para competições
publicado: 17/03/2018 12h21, última modificação: 17/03/2018 13h01
Há vagas para estudantes do IFCE e de outras instituições

Há vagas para estudantes do IFCE e de outras instituições

Começam no dia 20 de março as aulas de um curso que tem o objetivo de treinar estudantes de nível médio e superior do campus de Aracati do IFCE para participar de competições nas áreas de Informática e Computação. Há vagas também para estudantes de outras instituições de ensino. Para participar basta comparecer às aulas (não é necessário fazer inscrição).

O curso básico para programação competitiva é promovido pelo Grupo de Estudos IFCE-CP, dedicado ao treinamento para competições de programação. As aulas acontecerão sempre às terças na Sala 20 do Bloco Didático (Lab 04) e no horário das 17h15 às 18h30. As atividades serão conduzidas pelo professor Joel Uchoa e pelo estudante Pedro Michael dos Santos Soares.

Para participar do curso, é preciso que o interessado tenha concluído a disciplina de Introdução à Programação ou que já tenha familiaridade com programação de computadores.

Resultados
O estudante Pedro Michael participa da Maratona de Programação desde 2015 representando o campus de Aracati do IFCE e já contabiliza ótimos resultados. O último deles veio no ano passado, durante a etapa nacional da competição realizada em novembro de 2017 em Foz do Iguaçu (PR). Mais uma vez, o time “O importante é não zerar” foi o mais bem colocado do país entre os institutos federais. Além de Pedro, a equipe foi composta pelos estudantes Edivaldo Castro Silva Júnior e Vitor Gomes, do campus de Fortaleza. Os três têm como técnico o professor Joel Uchoa e como coordenador do Projeto de Maratona o professor Ernani Leite. Essa foi a terceira participação da equipe na Maratona e a segunda na etapa nacional da competição - em 2016, eles também se classificaram na fase regional e representaram o IFCE em Belo Horizonte (MG).