Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Programa PSF Camarão atua em três municípios
conteúdo

Notícias

Programa PSF Camarão atua em três municípios

Parajuru, Jaguaruana e Icapuí são cidades beneficiadas
publicado: 23/05/2017 14h29, última modificação: 01/06/2017 16h56

Um programa criado para monitorar as criações de camarão e dar suporte a pequenos produtores tem dados bons resultados em três municípios cearenses. O Programa de Saúde nas Fazendas de Camarão, ou apenas PSF Camarão, foi criado pelo professor Pedro Carlos Cunha Martins, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No Ceará, ele funciona desde 2015 graças à iniciativa do professor Sandro Neves, do curso técnico em Aquicultura que funciona no campus de Aracati do Instituto Federal de Educação (IFCE).

“O impacto maior que nós trazemos, em termos de benefício, é para a carcinicultura familiar”, destaca o professor Sandro, que levou o projeto inicialmente para a cidade de Parajuru, a 30 quilômetros de Aracati. Ele diz também que o público do programa é formado por pequenos produtores e que a parceria com entidades como a Associação Comunitária dos Criadores de Parajuru (ACCP), é o que viabiliza o alcance maior dos resulatos. “As ações que nós oferecemos, ao mesmo que têm uma boa base científica, são acessíveis”, explica ele, que coordena atividades como o monitoramento semanal dos criadouros.

Em 2016, o programa chegou ao município de Jaguaruana e, este ano, as ações já beneficiam também pequenos produtores de Icapuí. “Por enquanto o atendimento é feito a partir da nossa base em Parajuru, mas a ideia é termos uma sede em Icapuí ainda este ano”, diz Jeane Barbosa, aluna egressa do curso técnico em Aquicultura. Ela atua no PSF Camarão desde o seu início no Ceará e, agora, comemora a aprovação no curso de Engenharia de Aquicultura, recém implantado no campus do IFCE em Aracati. Graças a uma parceria recente com a Secretaria de Agricultura e Pesca do Estado do Ceará (SEAPA), Jeane foi contratada como Assessora Técnica desse órgão para desempenhar suas atividades no PSF Camarão.

Outro parceira importante do programa é a Associação dos Criadores de Camarão (ACCC). O presidente da entidade, Cristiano Maia, e a engenheira de pesca Jamile Mota vêm atuando no sentido fortalecer as articulações entre os pesquisadores e técnicos do PSF Camarão e o setor produtivo.

registrado em: ,
Assunto(s): Aquicultura e pesca