Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Professor de Aracati publica artigo em periódico científico internacional
conteúdo

Notícias

Professor de Aracati publica artigo em periódico científico internacional

Ciência da Computação

Trabalho aborda uso de algoritmos no diagnóstico precoce de distúrbios hipertensivos na gravidez
última modificação: 17/04/2020 15h11
Elinaldo Rodrigues Artigo é um dos frutos de tese de doutorado defendida por Mário Moreira em Portugal

Artigo é um dos frutos de tese de doutorado defendida por Mário Moreira em Portugal

O professor Mário Wedney Lima Moreira, do IFCE campus de Aracati, publicou um artigo científico na edição mais recente do IEEE Network, periódico de referência mundial na área de Ciência da Computação. O trabalho aborda o uso de técnicas de aprendizado computacional (algoritmo) no diagnóstico precoce de distúrbios hipertensivos na gravidez. 

 O artigo está relacionado ao penúltimo capítulo da tese de doutorado, intitulada "Performance Evaluation of Smart Decision Support Systems on Healthcare, que o pesquisador defendeu no Instituto de Telecomunicações-Universidade de Beira Interior (IT-UBI), em Portugal, no ano passado.

“As técnicas de aprendizado computacional são ferramentas úteis para o reconhecimento de padrões na avaliação de uma quantidade crescente de dados integrados que são relacionados a estas doenças”, explica o autor. Ele ressalta que, “neste artigo, o uso dessas  técnicas é proposto para a avaliação de dados reais referentes aos distúrbios hipertensivos na gravidez”.  

Na avaliação do pesquisador, “os resultados mostram que o algoritmo composto por estimadores de dependência única, em média, pode ajudar no processo de tomada de decisão em momentos incertos, melhorando assim a detecção precoce dessas doenças”, continua.

No desenvolvimento de sua tese, Mário Moreira se utilizou de várias técnicas de aprendizagem de máquina e mineração de dados, tendo criado  um modelo matemático para prevenir complicações relacionadas à gestação. “Esse método pode ser aplicado em ambientes de e-saúde como uma ferramenta útil para lidar com a incerteza no processo de tomada de decisão relacionada à gravidez de alto risco”, propõe. 

Até agora, a pesquisa resultou em nove artigos publicados em revistas científicas de reconhecido fator de impacto, tais como IEEE Systems Journal (IEEE), Future Generation Computer Systems (Elsevier), Information Fusion (Elsevier), por exemplo. Além destes, foram publicados outros 12 artigos em conferências internacionais.

O artigo mais recente, intitulado "Computational Learning Approaches for Personalized Pregnancy Care"  está na edição do bimestre março/abril do journal IEEE Network. O periódico é qualificado com nível Qualis - A1 (em Ciência da Computação e Engenharias IV), o estrato mais elevado no sistema brasileiro de avaliação de periódicos, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação.

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati

Notícias relacionadas:

Professor cria modelo matemático para prevenir complicações na gestação