Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Professor de Aracati aprova artigos em publicações científicas
conteúdo

Notícias

Professor de Aracati aprova artigos em publicações científicas

PESQUISA

Estudos abordam assuntos ligados ao eixo de recursos naturais
publicado: 15/04/2019 15h49, última modificação: 15/04/2019 15h58
Professor Glácio Araújo coordena o Laboratório de Produção de Alimento Vivo do campus de Aracati

Professor Glácio Araújo coordena o Laboratório de Produção de Alimento Vivo do campus de Aracati

O professor Glácio Souza Araújo, do campus de Aracati do IFCE, aprovou três estudos, nesta semana, para publicação em renomados periódicos científicos. Dois deles foram elaborados com base em experiências desenvolvidas no próprio campus: os artigos “Impacto da Matriz Curricular vigente para os cursos técnicos em Aquicultura do IFCE: Estudo de caso no campus de Aracati”, que será publicado na revista Conexões - Ciência e Tecnologia; e “Influência dos nutrientes na biomassa e rendimento de óleo da microalga Chlorella vulgaris para a produção de biodiesel”, aceito pela revista Ciência Agronômica.

O terceiro trabalho, intitulado “Indicação Geográfica no Brasil – O Caso do Camarão da Costa Negra”, será publicado na Revista ING - Indicação Geográfica e Inovação.

O estudo acerca do impacto da matriz curricular nos cursos de Aquicultura do campus tomou como base as informações disponibilizadas no “IFCE em Números”, uma ferramenta de acesso público disponível na internet, que apresenta dados unificados e padronizados conceitualmente – relevantes para balizar a tomada de decisões estratégicas no âmbito do IFCE – e reúne as informações de diferentes dados acadêmicos relacionados à atuação da instituição de ensino.

O artigo sobre o óleo da microalga Chlorella vulgaris foi desenvolvido no Laboratório de Produção de Alimento Vivo (LABPAV) do campus, coordenado pelo próprio autor do artigo.

Além da pesquisa e do ensino, o professor Glácio Araújo atua em importantes iniciativas da extensão, como o projeto em execução intitulado “Reprodução de tilápias e doação de alevinos para corpos hídricos da região leste cearense”. Conforme explica, essa iniciativa tem por objetivos realizar o peixamento de reservatórios visando a pesca por comunidades rurais na região leste cearense, acompanhar o aumento do volume de pesca de tilápias e, consequentemente, do consumo de pescado por comunidades rurais nos municípios de Aracati, Beberibe, Fortim, Icapuí, Itaiçaba e Jaguaruana.