Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Construção de submarinos brasileiros é tema de palestra
conteúdo

Notícias

Construção de submarinos brasileiros é tema de palestra

última modificação: 14/08/2019 08h13
Evento, aberto ao público, será realizado no dia 23 de agosto, no campus de Aracati

A Agência da Capitania dos Portos em Aracati e a Sociedade Amigos da Marinha realizam uma palestra sobre o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), no dia 23 de agosto, às 14h, no auditório do IFCE campus de Aracati (Rodovia CE 040, km 137,1, bairro Aeroporto).  O evento, que estava previsto para o dia 16, foi adiado em função da agenda do deputado federal Eduardo Bismarck, que apresentará a palestra ao lado do capitão dos Portos do Ceará, Madson Cardoso Santana. A atividade tem como público-alvo alunos do Ensino Médio e será aberta ao público em geral.

O Prosub integra a Estratégia Nacional de Defesa, lançada em 2008, pela Marinha do Brasil. Ela estabeleceu que o país tivesse “força naval de envergadura”, incluindo submarinos com propulsão nuclear, para proteger o patrimônio natural, relativo à costa marítima, e garantir a soberania brasileira no mar.

O Programa previa a produção de quatro submarinos convencionais, que se somarão à frota de cinco já existentes. E culminará na fabricação do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.