Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Painéis homenageiam expoentes da cultura
conteúdo

Notícias

Painéis homenageiam expoentes da cultura

EXTENSÃO

Pinturas iniciadas nesta semana nas dependências do IFCE integram o projeto de extensão Mosaico
última modificação: 13/11/2019 11h01
Mikaelly e Patrícia participam da elaboração do primeiro painel

Mikaelly e Patrícia participam da elaboração do primeiro painel

Uma série de painéis em homenagem a personagens da cultura regional e local começou a ser pintada, nesta semana, no campus de Aracati. O primeiro personagem retratado nas obras é o “rei do baião” Luiz Gonzaga. Na lista de homenageados constam também o cantor e compositor cearense Belchior e célebres personalidades da cultura aracatiense: o líder abolicionista Dragão do Mar, o escritor Adolfo Caminha e a escritora, educadora e jornalista Francisca Clotildes.

A ação denominada Nas Paredes da Memória será inaugurada em evento de extensão que ocorrerá nos dias 4 e 5 de dezembro. A programação contará com apresentações culturais, performances cênicas, oficinas, palestras e mesa-redonda.

Selecionado pelo Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão (Papex) do IFCE, a iniciativa integra o projeto Mosaico, desenvolvido no campus de Aracati desde o ano passado. “Agora a gente vai retomar com mais fôlego”, anima-se o professor Charles Vale, salientando que o projeto ganha ainda mais força com o patrocínio do IFCE. “Até porque o grupo vem crescendo bastante nesse último ano. Ele se remodelou. Agora a gente tem um núcleo produtivo de alunos e servidores que entraram recentemente”, acrescentou.

O projeto Mosaico envolve atividades em gêneros artísticos diversos, como cinema, música, artes visuais, literatura, teatro e dança, incentivando o despertar dos participantes (alunos, servidores e comunidade externa) para suas habilidades na área, conforme ressalta a aluna Mikaelly Fernandes, do curso de Hotelaria: “É muito importante para desenvolver certos talentos que, não só eu, mas muita gente aqui tem, mas que, por falta de oportunidade, também não consiga se expressar tão bem, como consegue participando do projeto mosaico”.

A oportunidade de aflorar seu lado criativo foi um dos fatores que motivaram a estudante Patrícia Freire, também aluna de Hotelaria, a participar da iniciativa. “Eu posso pegar certas inspirações e levar para dentro desse projeto; eu posso desenvolver; eu posso evoluir”, avalia Patrícia, que se engajou recentemente no projeto, mostrando-se uma das mais entusiasmadas durante as sessões de pintura do painel em homenagem a Luiz Gonzaga.

Elinaldo Rodrigues - campus de Aracati