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Napne completa um ano em Aracati

INCLUSÃO

Núcleo desenvolve ações voltadas para alunos e servidores com necessidades específicas
publicado: 23/04/2019 09h19, última modificação: 23/04/2019 09h19
Marco inaugural do Napne foi a publicação da portaria designando seus integrantes

Marco inaugural do Napne foi a publicação da portaria designando seus integrantes

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do campus de Aracati do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE) está completando um ano de funcionamento nesta quarta-feira (24 de abril), desde a publicação da portaria designando os seus integrantes. Formado por membros dos segmentos discente, docente e técnico-administrativo, o Napne tem por objetivo contribuir para a inclusão adequada de alunos e servidores com necessidades específicas no cotidiano escolar da instituição. Para tanto, propõe desenvolver ações formativas e de sensibilização da comunidade escolar, bem como apoia atividades de capacitação de servidores, discentes e comunidade externa.

Uma das ações iniciais do Napne foi a realização de um diagnóstico dos discentes com necessidades educacionais específicas no campus, realizado ainda entre os meses de maio e junho do ano passado. Nesse período também foram implementadas adaptações de aulas, materiais didáticos e avaliações, seguidas pela aquisição gratuita de material adaptado e acessível pelo Instituto Benjamin Constant.

É válido destacar também a realização de ações como: curso de extensão em Libras; semana temática sobre educação inclusiva e acessibilidade (Setembro Azul); participação no III Encontro de Napne do campus Morada Nova, abordando o tema Acessibilidade e Direitos Humanos; visita técnica ao Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará (CREAECE); participação no II Encontros Inclusivos do IFCE campus Maracanaú, dentre outras.

De acordo com Felipe Bastos Nunes, coordenador do Napne, é importante salientar ainda a aquisição de ferramentas voltadas para o desenvolvimento das atividades do Núcleo. “Alguns equipamentos que temos no campus hoje foram frutos desse trabalho. Por exemplo: uma impressora braille, ferramentas de ensino do braille e também publicações na biblioteca nesta codificação”, destaca.