Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Minicurso de arte explora a imagem do andarilho
conteúdo

Notícias

Minicurso de arte explora a imagem do andarilho

IMAGENS ERRANTES

Atividade será realizada em plataforma virtual. Inscrições gratuitas estão abertas até 24/05
última modificação: 22/05/2020 14h06
Aulas remotas ocorrerão de 25 a 29 de maio por meio do Google Classroom

Aulas remotas ocorrerão de 25 a 29 de maio por meio do Google Classroom

O estudo da imagem do andarilho pode suscitar reflexões para a compreensão da própria condição humana, com amplas contribuições ao conhecimento, notadamente no campo da arte e da cultura. Essa é a ideia que inspirou a concepção do minicurso de extensão "Imagens Errantes: Nomadismo & História da Arte", que será promovido pelos campi do IFCE de Aracati e Fortaleza, de forma remota, na plataforma Google Classroom, de 25 a 29 de maio, das 19h às 21h. As inscrições estão abertas por meio de formulário digital.

O curso terá carga horária de 28 horas, com certificação aos participantes. Serão ofertadas 40 vagas. A atividade é organizada pelo Programa de Artes Mosaico, do campus de Aracati, em parceria com o Grupo de Análise Imagética Anacrônica (GAIA). O curso será ministrado pelos professores Rafael Carvalho (campus de Fortaleza) e Charles Vale (campus de Aracati). “Além de todo o material de apoio disponibilizado na citada plataforma de ensino (links, textos, slides, etc.), faremos videoconferências diárias possibilitando um contato mais imediato para com os cursistas, permitindo também o acesso tempestivo, já que as videoconferências serão gravadas e posteriormente disponibilizadas na sala virtual”, explica o professor Charles Vale, coordenador do Programa Mosaico. 

 A iniciativa tem como objetivo geral apresentar as diferentes modulações do nômade ao longo da História da Arte, ampliando assim o repertório artístico-cultural dos alunos. Como público-alvo, é aberto às comunidades interna (servidores, incluindo terceirizados e discentes) e externa, destacadamente estudantes e profissionais das mais diversas instituições de ensino, entre outros interessados pela temática.

“Pretendemos proporcionar o contato com alguns conceitos e práticas fundamentais da cultura humana, a saber: a História, a Arte o Nomadismo”, resume o professor Charles Vale. Além de proporcionar leituras imagéticas e literais acerca da figura do nômade por meio da História da Arte, Estética e Iconologia, ele acrescenta que a iniciativa busca fomentar a arte e a cultura a partir de produções artísticas e reflexões estéticas e socializar as produções dos cursistas a partir da produção de um sketchbook virtual.

Serviço

Minicurso "Imagens Errantes: Nomadismo & História da Arte"
Local: Plataforma virtual Google Classroom
Período das aulas:
 25/05 a 29/05, das 19h às 21h
Carga horária: 28h (com certificação)
Vagas: 40
Inscrições:
Aqui (Formulário do Google Docs), até 24/05 
Realização: Programa MOSAICO e Grupo de Análise Imagética Anacrônica (GAIA)

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati