Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Lançado edital para escolha de novo Consup
conteúdo

Notícias

Lançado edital para escolha de novo Consup

CONSELHO SUPERIOR

Podem se inscrever docentes, técnicos administrativos e discentes nos dias 2 e 3/4. Eleições em 18/4
publicado: 27/03/2019 10h44, última modificação: 02/04/2019 10h33

O Instituto Federal do Ceará publicou ontem (26) o Edital de Convocação e Normas nº 1/2019, iniciando o processo eleitoral para a consulta do novo Conselho Superior (Consup). As inscrições dos candidatos acontecerão nos dias 2 e 3 de abril, das 8h às 20h, respeitando o horário de funcionamento de cada unidade, devendo ser protocoladas nas recepções centrais de cada campus, por meio de requerimento padrão. A Comissão Eleitoral Central publicará a lista oficial dos inscritos como candidatos no dia 4, e as eleições acontecerão no dia 18 de abril. O voto é facultativo.

Segundo o edital, cada categoria - docentes, técnicos administrativos e discentes - elegerá cinco (5) representantes titulares e cinco (5) suplentes. Na Reitoria haverá eleição apenas para as categorias de servidores, visto que não há alunos na unidade.

As eleições ocorrerão por regiões, de acordo com a localização geográfica, totalizando 5 (cinco) macrorregiões, sendo a Região 1 formada pelos campi de Caucaia, Fortaleza, Horizonte, Itapipoca, Maracanaú, Maranguape, Reitoria, Pecém, Paracuru e Umirim; a Região 2, por Baturité, Canindé, Crateús, Boa Viagem, Guaramiranga e Tauá; a Região 3, por Aracati, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Quixadá e Tabuleiro do Norte; a Região 4, por Acaraú, Camocim, Sobral, Tianguá e Ubajara; e a Região 5, pelos campi de Acopiara, Crato, Cedro, Iguatu, Jaguaribe e Juazeiro do Norte.

Podem se candidatar os docentes e técnicos administrativos que sejam servidores do quadro permanente, em exercício efetivo em um dos campi da macrorregião em que pretende concorrer. Além disso, os servidores não podem estar exercendo Cargo de Direção (CD), Direção e Assessoramento Superior (DAS), Função Gratificada (FG) ou Função de Coordenador de Curso (FCC).

Já os candidatos do corpo discente não podem ser menores de 16 (dezesseis) anos no ato da inscrição, devem estar regularmente matriculados em um dos cursos técnicos ou superiores do IFCE, com duração do curso igual ou superior ao mandato como membro do Consup. Além disso, não podem estar em processo de “jubilação”, nem cursando o último semestre ou cumprindo estágio curricular. Nenhum candidato, seja servidor ou aluno, deve ter sido punido disciplinarmente ou criminalmente, nos últimos 3 (três) anos, ou estar cumprindo alguma pena.

O Consup tem caráter consultivo e deliberativo, é o órgão máximo de deliberação no âmbito do IFCE, formado por mais de 50 conselheiros, responsáveis por tomadas de importantes decisões relativas à instituição, representando alunos, professores, técnicos administrativos, diretores-gerais, Ministério da Educação e a sociedade.

Conheça mais sobre o Consup.

Cláudia Monteiro - jornalista da Reitoria do IFCE