Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > IFCE atua na valorização do pequeno negócio em Aracati
conteúdo

Notícias

IFCE atua na valorização do pequeno negócio em Aracati

PARCERIA

Iniciativa promovida em parceria com o Sebrae e o BNB culminou em visitas a empreendimentos do município
última modificação: 08/10/2019 11h32
Exibir carrossel de imagens Vitor Honório Visita a empreendimentos em Aracati

Visita a empreendimentos em Aracati

Em parceria com o Sebrae e o Banco do Nordeste do Brasil, o IFCE campus de Aracati realizou, no dia 3 de outubro, uma série de visitas aos micro e pequenos empreendimentos no município. A iniciativa faz alusão ao Dia da Micro e Pequena Empresa (5 de outubro) e visa intensificar a aproximação das instituições com o segmento econômico que representa mais de 98% dos negócios no país.

As ações realizadas no centro comercial de Aracati, no primeiro dia de visitação, contaram com a participação da professora Márcia Viana, diretora-geral do campus do IFCE, da especialista em Pequenos Negócios do Sebrae, Ana Carla Luna e do gerente de Negócios do BNB, Luciano Guerra.

Na ocasião, foram apresentados alguns dos serviços e produtos disponibilizados pelas instituições, em conjunto ou individualmente. No caso do Sebrae e do IFCE, destacam-se cursos de Educação a Distância (EAD), cursos regulares, ações de extensão, guias digitais de finanças, entre outros.

Para Ana Carla Lima, a iniciativa reforça o propósito das instituições em consolidar seu papel no desenvolvimento regional. “Nós atendemos a todos os segmentos, mas respeitando muito a vocação local, tanto no agronegócio como também no turismo. São as duas vocações que alavancam a economia do município e região”, destaca ela.

Inclusão Digital
Um dos principais frutos recentes da união de esforços envolvendo o Sebrae e o IFCE consiste nos cursos EAD por meio do Centro de Inclusão Digital, que conta também com a prefeitura de Beberibe. Inaugurado em junho deste ano, o equipamento que integra o programa Empreende Beberibe possibilitou o acesso democrático da comunidade aos benefícios da inclusão digital, com a oferta de diversos cursos de extensão, ministrados por professores do IFCE, e outros disponibilizados pelo Sebrae. As atividades formativas são especialmente voltadas para as áreas de tecnologia da informação e empreendedorismo.

Formação empreendedora
De acordo com a professora Márcia Viana, diretora-geral do campus, as ações do IFCE campus de Aracati em parceria com o Sebrae, focadas no empreendedorismo, vêm sendo trabalhadas desde 2016. Ela considera de grande importância para o instituto sobretudo em função da penetração do Sebrae junto ao mercado. Isso acaba beneficiando o próprio aluno, por meio de uma capacitação com propósito empreendedor, com maior conhecimento sobre o funcionamento do mercado. “Parceiros que conheçam bem o mercado é importante para que você possa construir um plano de negócio mais sólido. Você não só idealiza, você realmente vive o plano de negócio”, avalia a professora.

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati