Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > IFCE oferta cursos de Medicina Forense e Criminologia em Aracati
conteúdo

Notícias

IFCE oferta cursos de Medicina Forense e Criminologia em Aracati

EXTENSÃO

Inscrições gratuitas estarão abertas nesta segunda-feira, 22 de outubro. Vagas serão preenchidas por ordem de chegada
publicado: 19/10/2018 11h54, última modificação: 19/10/2018 12h58

O campus de Aracati do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE) abre inscrições para os cursos de extensão em Medicina Forense e Criminologia, de 22 a 24 de outubro. O acesso é gratuito, sendo necessário que os participantes tenham o Ensino Médio completo. A inscrição deve ser feita na recepção do campus mediante a apresentação dos documentos relacionados a seguir. Ambos serão ministrados pelo professor Vanilson Portela, docente do ensino jurídico desde 1999. Serão ofertadas 80 vagas para cada curso (40 para o público interno e 40 para o externo).

O curso de extensão em Medicina Forense tem carga horária de  60h. É destinado ao conhecimento das ciências periciais voltadas para o estudo e prática de investigação biomédica com aplicabilidades forenses, envolvendo as suas diversas áreas jurídicas, da saúde e periciais. As aulas ocorrerão a partir de 31 de outubro, sempre nas quartas e quintas-feiras, das 8h às 12h, com encerramento previsto para 20 de dezembro.

Já o curso de Criminologia tem carga horária de 40h e funcionará à noite, das 18 às 22h, também nas quartas e quintas-feiras, iniciando na mesma data, com término previsto para 30 de novembro. Tem como objetivo principal promover o conhecimento sobre o  conteúdo doutrinário e científico do fenômeno criminal, seus sujeitos, contextos analíticos e suas principais tipologias executórias.

Documentos para inscrição
No ato da inscrição, o aluno deve apresentar uma foto 3x4 original e fotocópia, acompanhada do original dos seguintes documentos: certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF, histórico escolar do último grau cursado, certificado de conclusão do último grau cursado, título de eleitor e comprovante de votação da última eleição (se maior de 18 anos), certificado de quitação com o Serviço Militar (se do sexo masculino), comprovante de endereço atualizado do último mês.

Ministrante
Vanilson Portela Sousa possui graduação em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (1997). Concluiu os créditos do curso de Doutorado em Direito e Ciências Sociais (Unisul/Umsa) e o curso de especialização latu sensu em Controle da Administração Pública pela Universidade Federal do Piauí/UFPI. Leciona no ensino jurídico desde 1999. Possui experiência administrativa há sete anos em Coordenadoria de Curso de Direito de IES públicas e privadas e Direção interina de IES. Atualmente é professor efetivo de ensino jurídico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará/IFCE - Campus de Horizonte. Tem experiência docente nas áreas de Antropologia e Sociologia Jurídica, História do Direito, Filosofia Geral e Jurídica, Ética e Relações Interpessoais, Introdução ao Estudo do Direito, Direito Romano, História do Direito, Direito Trabalhista, Constitucional, Administrativo, Penal, Ambiental, Empresarial, Direito Turístico, Direitos Humanos, Bio Direito; Criminologia e Medicina Legal.

Acesse os Projetos Pedagógicos dos cursos:


Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati