Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > IFCE desenvolve sistema para auxiliar no tratamento do câncer infantojuvenil
conteúdo

Notícias

IFCE desenvolve sistema para auxiliar no tratamento do câncer infantojuvenil

APLICATIVO

Projeto está sendo elaborado no curso de Ciência da Computação do campus de Aracati
publicado: 08/07/2019 15h36, última modificação: 08/07/2019 15h57
Divulgação Requisitos do sistema foram definidos com grupo gestor da Associação Peter Pan

Requisitos do sistema foram definidos com grupo gestor da Associação Peter Pan

Uma parceria entre a Associação Peter Pan e o Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas (LAR), do IFCE campus Aracati, resultou em projeto que visa criar um sistema para auxiliar no tratamento do câncer infantojuvenil. 

Trata-se de uma solução computacional que promoverá o acesso rápido e seguro à informação para profissionais, pacientes, familiares e cuidadores. O principal objetivo do sistema é auxiliar no diagnóstico precoce da doença.

 De acordo com o professor Reinaldo Braga, coordenador do projeto, os requisitos do sistema foram definidos após reuniões com o grupo gestor da Associação de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil, conhecida como Associação Peter Pan. No encontro mais recente, ocorrido sexta-feira (5), os alunos que integram o projeto puderam, inclusive, conhecer as instalações do hospital mantido pela associação em Fortaleza.

O projeto surgiu de uma demanda da entidade, mais conhecida como Associação Peter Pan, que desempenha um trabalho sem fins lucrativos há 23 anos. A ideia é conjugar a atuação da associação com a expertise técnica do Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas (LAR) do IFCE, sediado no campus de Aracati.

“Formado por pesquisadores mestres e doutores, além de profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação, o LAR detém vasta experiência na concepção e desenvolvimento de plataformas computacionais para apoio à tomada de decisão especialmente em sistemas de saúde”, ressalta o professor Reinaldo.

Seis alunos bolsistas fazem parte da iniciativa: Jaciana Barbosa, Jeferson Gonçalves, Francisco Isaías, José Ernesto, Eros Linnyker e Renan Moura. O projeto também conta com dois alunos voluntários: Samuel Lucas e Fernando Éricles. Todos os discentes estudam no bacharelado em Ciência da Computação do campus. Participam também os professores Thiago Felippe de Lima Bandeira e Carina Teixeira de Oliveira.

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati