Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > IFCE celebra avanços em Aracati
conteúdo

Notícias

IFCE celebra avanços em Aracati

COMEMORAÇÃO

Campus inaugurou laboratórios e formou novas turmas de cursos técnicos e superiores
publicado: 08/03/2019 17h14, última modificação: 08/03/2019 17h14
Reitor Virgílio Araripe e gestores do campus prestigiaram a solenidade com os formandos

Reitor Virgílio Araripe e gestores do campus prestigiaram a solenidade com os formandos

O campus de Aracati do IFCE foi tomado pelo clima de celebração em torno de dois fatos, ocorridos nesta quinta-feira (7), que marcam sua história recente: a inauguração de quatro laboratórios para atividades de pesquisa, ensino e extensão e a formatura dos cursos técnicos em Aquicultura, Guia de Turismo e Informática, e dos cursos superiores em Ciência da Computação e Hotelaria referente ao período 2018.1.

A programação começou com o descerramento da fita inaugural dos laboratórios de Química, Informática, Aquicultura e Alimentos e Bebidas. Concretizado por meio de recursos de emenda parlamentar do deputado federal André Figueiredo, os equipamentos terão função multidisciplinar, beneficiando todos os cursos do campus.

A perspectiva de poder somar a prática experimental à teoria adquirida em sala de aula foi um dos fatores destacados pela aluna do curso de Engenharia em Aquicultura, Ilana Beatriz, quanto à implantação dos novos equipamentos: “Era algo que a gente sentia muita falta. Isso aí vai possibilitar muitos trabalhos, muitas pesquisas. É avanço para todo mundo”, frisou.

Presente ao evento, ao lado do reitor do IFCE, Virgílio Augusto Araripe, o deputado André Figueiredo expressou as motivações que nortearam sua iniciativa: a necessidade de reafirmar seu compromisso com o instituto, especialmente com o campus.  “Trabalhando pelo bem do IFCE de Aracati, a gente sabe que está trabalhando pela juventude, pelo futuro deste município e da região como um todo”, salientou.

De acordo com a diretora geral do campus, Márcia Viana, esses laboratórios possibilitam atividades essenciais nos eixos de atuação do instituto. Na sua avaliação, esse feito se soma a diversas conquistas que o IFCE comemora em seus nove anos de existência em Aracati, resultantes do esforço coletivo que envolve a comunidade acadêmica e os parceiros externos. Nesse contexto, ela destacou o apoio de homens públicos que consideram a educação como essencial para que mudanças e melhorias na nação aconteça. “Isso é muito importante para o nosso país continuar melhorando: desenvolver e potencializar os IFs para que eles continuem sendo uma referência de educação”, salientou.

Na avaliação do reitor Virgílio Araripe, o apoio que tem viabilizado investimentos na infraestrutura, como também em outras vertentes de reforço ao papel do IFCE amplia as oportunidades socioeconômicas, sobretudo para a juventude. “Esse apoio está sendo levado a muitos jovens que estão passando por esse campus, estão indo para sociedade de uma forma bem atualizada e melhor preparados. É isso que queremos, que verdadeiramente a educação tecnológica possa ajudar tanto do ponto de vista social, como do ponto de vista econômico, as cidades e as regiões”.

Programação culminou com formatura

A agenda de celebrações ocorridas ontem no campus culminou com a solenidade de certificação dos cursos técnicos em Aquicultura, Guia de Turismo e Informática, e de colação de grau dos cursos superiores de bacharelado em Ciência da Computação e tecnologia em Hotelaria. A cerimônia foi aberta pelo reitor Virgílio Araripe, ao lado da diretora-geral do campus, Márcia Viana. Participaram ainda da mesa de autoridades o secretário de Educação do município, Eduardo Moreira e, dentre outros gestores do campus, a chefe de Ensino, Ana Cristina de Lima, e o chefe do departamento de Administração e Planejamento, Daniel Santo Padilla Garcia.

A solenidade foi marcada, naturalmente, pela satisfação dos concludentes e seus familiares diante da realização do sonho da formatura. Para Relciana Vieira da Silva, formanda do curso Guia de Turismo, o momento foi oportuno para rememorar a experiência de auto-descoberta que a sua trajetória no IFCE lhe proporcionou: “A gente aprende a se desenvolver como pessoa, perde a timidez, porque o guia de turismo está em contato direto com as pessoas e traz felicidade para os outros”, frisou.

Na opinião do concluinte do curso de Hotelaria, Adriano Vieira, o ingresso no IFCE ampliou seus horizontes, tanto em relação ao mercado de trabalho quanto à própria disposição para buscar mais conhecimento. Uma das referências que  ele cita para avaliar essa transformação em sua vida refere-se ao hábito de leitura, algo aparentemente simples, mas que fez toda a diferença em sua trajetória: “Eu não lia nenhum livro por ano e hoje estou lendo 25 a 30 livros, graças ao IF que abriu as portas pra mim, do conhecimento, do profissionalismo”. Quanto ao futuro próximo, ele acrescentou: “A partir dessa formação, creio que esse horizonte vai se ampliar cada vez mais, que é o meu objetivo e do IF, e me qualificar cada vez mais na área”.

Além da alegria vivenciada de forma geral pelos alunos e servidores do campus diante desse momento, dois servidores foram homenageados pelos concludentes: o professor Glaucio Souza Araújo, paraninfo dos cursos técnicos, e a professora Valdiane Rodrigues Canuto, paraninfa dos cursos superiores, ambos do campus de Aracati.

Em seu discurso, Valdiane lembrou a própria trajetória, como referência para destacar um fator essencial aos que pretendem concretizar seus sonhos: a dedicação. De origem humilde, ela lembrou que já trabalhou como babá e empregada doméstica, enfrentando inúmeros desafios para alcançar a condição que hoje ocupa como docente do IFCE, onde se graduou como tecnóloga em Hotelaria. “Em meio a tantas dificuldades, principalmente financeiras,  jamais desisti de sonhar e lutar por aquilo que almejava”, disse ela, salientando ainda: “O segredo é dedicação, disciplina e fé em Deus”.

Elinaldo Rodrigues - campus de Aracati