Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Formatura e colação de grau evidenciam avanços do IFCE em Aracati
conteúdo

Notícias

Formatura e colação de grau evidenciam avanços do IFCE em Aracati

SOLENIDADE

Novos profissionais técnicos e graduados foram contemplados em evento ocorrido nesta quarta-feira (27)
última modificação: 28/11/2019 15h30

A solenidade de formatura e conclusão de cursos ocorrida nesta quarta-feira (27), no campus de Aracati, foi marcada pela referência aos avanços relacionados à inclusão social e à maturidade no processo de formação implementado pelo instituto. O foco nas conquistas individuais e coletivas norteou as palavras de autoridades presentes e, sobretudo, dos alunos concludentes. Na ocasião, foram contemplados alunos dos cursos técnicos em Aquicultura, Informática e Guia de Turismo e dos cursos superiores em Hotelaria e Ciência da Computação. 

Um dos contemplados em destaque foi Caio Matheus, do curso técnico em Informática. Trata-se do primeiro aluno surdo formado no campus. Sua adaptação foi favorecida pela atenção aos recursos de inclusão implantados no campus, começando pela contratação de uma intérprete de libras, além de outros recursos como o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). “Isso permitiu uma trajetória de estudo que eu me orgulho muito” diz Matheus. Ele pretende continuar aprimorando seus conhecimentos na área de Informática, motivado pelo que conquistou no IFCE. “Aqui no instituto me sinto muito feliz e honrado”, salienta.

De acordo com a professora Márcia Viana, diretora geral do campus, esses avanços são norteados pela própria missão do IFCE: “Praticar um ensino inclusivo e de qualidade, produzir, disseminar e aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos na busca de participar integralmente da formação do cidadão, tornando-a mais completa e visando a sua total inserção social, política, cultural e ética”, lembra ela.

A diretora destacou ainda que as realizações são fruto do somatório de esforços conjuntos, ao longo dos anos, do trabalho de servidores, parceiros e alunos, favorecendo a superação de grandes desafios. “Nós temos que saber que a aprendizagem e as experiências aqui vivenciadas ao longo do tempo vão se somando a cada dia. Nós somos sujeitos sociais, onde a nossa coragem e determinação para construir e fortalecer uma sociedade mais ética, mais justa e democrática é um papel que, muitas vezes, é sofrido, mas não é impossível”, avalia a professora Márcia.

Consagração
Nesse dia de consagração que é a formatura, a superação das dificuldades encontradas ao longo da trajetória foi lembrada pelo aluno Carlos Santiago, concludente do técnico em Informática, num retrospecto sobre o que passou: “Esse momento representa que a gente está superando todos os obstáculos que um dia a gente pensou que não iria conseguir superá-los”.

Sintonizado também nesse raciocínio, o aluno José Wellington, em discurso como representante dos cursos superiores, salientou a maturidade alcançada nesse processo. “Hoje podemos lançar um olhar contemplativo sobre o percurso dessa trajetória acadêmica e perceber a maturidade que adquirimos quando enfrentamos os desafios sem fraquejar, sem recuar, sem desanimar.”

Melhoria contínua

A contribuição do instituto na vida das pessoas foi destacado também pelo professor Reuber Saraiva, pró-reitor de ensino, que representou o reitor Virgílio Araripe na cerimônia. Para ele, esse processo ganhou novas perspectivas com a interiorização implementada nos últimos 10 anos. “Hoje já temos mais de 40 mil estudantes em todo o estado do Ceará e dessas oportunidades, que antes a gente não tinha no interior, hoje já estamos começando a colher os frutos”, salienta.

Ele ressaltou ainda que há muitas demandas para melhoria da infraestrutura do campus que estão sendo pleiteadas e que, certamente, também serão conquistadas no futuro. “É um processo contínuo de melhoria”, disse, lembrando que os próprios estudantes que passam pelo campus também deixam sua contribuição: “O que vocês reivindicam traz melhoria cada vez mais para as próximas turmas que virão. O IFCE vem trabalhando constantemente nesse processo e a gente vem formando, a cada ano, cada vez mais profissionais para o mercado de trabalho com excelente qualidade”, valoriza ele.

Elinaldo Rodrigues - campus de Aracati