Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Fique no Lar é apresentado em simpósio brasileiro de computação
conteúdo

Notícias

Fique no Lar é apresentado em simpósio brasileiro de computação

APLICATIVO

Plataforma será abordada em painel sobre desafios e contribuições das pesquisas em tempos de pandemia
última modificação: 04/12/2020 12h47
Lídia Farias Sistema já abrange 457 cidades de 21 estados, com mais de 7 mil estabelecimentos cadastrados

Sistema já abrange 457 cidades de 21 estados, com mais de 7 mil estabelecimentos cadastrados

O aplicativo Fique no Lar, desenvolvido no campus de Aracati, estará presente no Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), o maior evento desse gênero no país. A iniciativa vai integrar o painel “Pesquisas em Tempos de Pandemia: Desafios e Contribuições”, no dia 10/12, com a participação do professor Reinaldo Bezerra. O simpósio será realizado, de forma on-line, de 7 a 12 de dezembro.

Criado em abril de 2020, o Fique no Lar viabiliza o cadastramento de empreendimentos de diversos ramos, sem nenhum custo, constituindo-se num verdadeiro catálogo de comércios e serviços que atendem por delivery, o que ajuda a diminuir os efeitos econômicos da pandemia e do isolamento social. A plataforma foi desenvolvida por meio dos laboratórios de Redes de Computadores (LAR), do campus do IFCE em Aracati, e de Inovação Tecnológica (LIT), do campus Fortaleza. 

De acordo com o professor Reinaldo Bezerra, no simpósio ele pretende focar os impactos do aplicativo, a partir de um resumo da sua trajetória, desde a ideia inicial, quando foi pensado com foco local, para cadastrar pequenos estabelecimentos, até tomar proporção estadual e, depois, nacional. “Vai ser uma discussão sobre como a gente teve a proatividade de fazer isso, sobre o empenho da equipe que trabalhou de forma voluntária, além de mostrar para a comunidade que a gente pode ajudar com o conhecimento, com os nossos alunos, com as nossas instituições, fazendo nosso papel”, resume. 

Atualmente, o Fique no Lar já abrange 457 cidades de 21 estados, com mais de 7 mil estabelecimentos cadastrados e mais de 23 mil acessos registrados. Conta com parcerias junto ao Ministério Público do Trabalho e aos governos dos estados do Ceará e da Bahia; além da chancela da Sociedade Brasileira de Computação.  O sistema está disponível através da página web e/ou via aplicativo móvel na Play Store.

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati