Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Estudantes comemoram resultado nos jogos SUB-19
conteúdo

Notícias

Estudantes comemoram resultado nos jogos SUB-19

Competição foi realizada entre os dias 25 e 27 de maio em Fortaleza
última modificação: 31/05/2017 16h20
Parte da equipe que representou Aracati nos Jogos Sub-19

Parte da equipe que representou Aracati nos Jogos Sub-19

O campus de Aracati foi representado por 10 atletas na oitava edição dos Jogos Sub-19 do Instituto Federal do Ceará. A competição reuniu 600 estudantes de 13 campi do IFCE em um dos maiores complexos esportivos do mundo: o Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), localizado em Fortaleza. Os três dias de competição, realizada entre 25 e 27 de maio, contaram com jogos em 11 modalidades, entre elas atletismo, futsal, voleibol, natação, handebol, basquete e vôlei de praia.

A equipe do campus de Aracati conquistou o 2º lugar no Vôlei de quadra e de praia e o 3º lugar no tênis de mesa por equipe. A professora e educadora física Tayanne Lima, que treinou os estudantes, comemora o resultado. “Eu acredito que para os alunos foi um momento muito rico de formação e aproveito pra destacar que nós tivemos uma estrutura fora do comum, que foi a do CFO”, diz ela. “Aqui no campus, eu como professora de Educação Física tento fomentar o esporte como um meio de educação, e acho que esse resultado vai além do que a gente esperava justamente por conta do apoio de outros colegas e, principalmente, do empenho dos alunos”.

Por conta do desempenho dos seus atletas, o campus de Aracati teve três estudantes pré-convocados para a etapa Nordeste dos Jogos Sub-19. Eles vão compor o time de voleibol do IFCE junto com alunos dos campi de Cedro e Fortaleza, na competição que vai ocorrer no mês de julho, também no CFO em Fortaleza.

Resultado
O aluno Sávio Marques, do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Química, avalia que os treinos realizados em Aracati como parte das atividades da disciplina de Educação Física foram fundamentais para o resultado. “Até por nós sermos de um campus pequeno, ter estado em uma final contra o campus de Cedro foi muito significativo pra gente”, lembra ele. “E sobre a etapa Nordeste dos jogos sub-19, eu tenho certeza que vai ser uma oportunidade de amadurecer ainda mais”, acrescenta Sávio, que também foi selecionado para compor a equipe do IFCE na edição 2016 da competição, realizada em João Pessoa (PB). À época, ele era aluno do penúltimo semestre do curso técnico integrado em Petroquímica.

A equipe de atletas do campus de Aracati foi composta por estudantes dos cursos técnicos em Aquicultura, Guia de Turismo, Informática e Petroquímica e do Bacharelado em Ciência da Computação. Em Fortaleza, o grupo foi acompanhado pela professora Tayanne Lima e pelos servidores Marcela Praxedes, enfermeira do campus, e Jeferson Sousa, coordenador de infraestrutura.