Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Estudantes comemoram aprovação em mestrado
conteúdo

Notícias

Estudantes comemoram aprovação em mestrado

Os três são egressos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação
publicado: 22/02/2018 15h01, última modificação: 22/02/2018 16h01
Nicodemos, Arthur e Daniel foram aprovados em programas de pós-graduação

Nicodemos, Arthur e Daniel foram aprovados em programas de pós-graduação

O ano de 2018 vai trazer novos desafios para três estudantes formados recentemente pelo campus de Aracati do IFCE. Logo depois de terem concluído o curso de Bacharelado em Ciência da Computação, eles já comemoram a aprovação em programas de pós-graduação na área.

“Eu acho que minha aprovação veio por conta do envolvimento que eu já tinha com as linhas de pesquisa aqui do campus”, avalia Arthur Bezerra, que vai iniciar o Mestrado em Ciência da Computação do IFCE no campus de Fortaleza em fevereiro com uma bolsa de estudo. “Como eu já estou muito envolvido com esses projetos, não foi difícil eu ser contemplado com uma bolsa de mestrado. Além disso, os projetos nos quais eu participei na graduação já me deram um caminho que eu pretendo seguir a partir de agora”, complementa.

Outro estudante aprovado recentemente em um programa de pós-graduação é Nicodemos Freitas, que teve sua proposta de pesquisa selecionada na UFC e na UFBA. Depois de ter escolhido o Mestrado em Ciência da Computação da UFC, ele conta que sua relação com a pesquisa começou no início do curso. “Ter sido bolsista de iniciação científica desde o segundo semestre da graduação facilitou minha decisão de fazer logo o mestrado”, diz ele. “Acredito que a graduação serviu de base para essa fase, que é de aprofundar melhor os conhecimentos”.

Daniel Victor Saraiva é o integrante mais experiente desse grupo. Aprovado no Mestrado em Ciência da Computação do IFCE no segundo semestre de 2017, ele diz que os desafios aumentaram na pós-graduação. “Desde o final da graduação eu já tinha como foco tentar o mestrado. Tinha a convicção de que eu queria continuar na área e no Instituto Federal”, afirma. “Você percebe logo que o mestrado é um outro nível, mas ao mesmo tempo é uma continuidade do que você aprendeu na graduação, então você se sente motivado”.

POSCOMP
Além do envolvimento com projetos de pesquisa realizados no campus de Aracati, os três estudantes destacam a importância de os alunos da área participarem do POSCOMP - Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação. Trata-se de uma prova independente, aplicada anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), e que é utilizada como um dos critérios de seleção na maioria dos programas de pós-graduação da área no Brasil (mais informações: www.sbp.org.br).