Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Docentes e alunos mostram projetos em fórum internacional
conteúdo

Notícias

Docentes e alunos mostram projetos em fórum internacional

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Trabalhos de autoria coletiva conta com professor e bolsistas do campus de Aracati
última modificação: 05/11/2020 18h00

Um grupo de professores e bolsistas do IFCE está apresentando dois projetos no VPCT 2020, um fórum internacional de partilha das experiências e saberes e da investigação da prática educativa em Ciência e Tecnologia. O evento ocorre a cada dois anos na cidade de Vila Real, em Portugal. Este ano, em função da pandemia do Covid-19, será todo realizado de forma on-line, de 5 a 7 de novembro.

Promovido pela Universidade Trás dos Montes de Portugal, o VPCT 2020 conta com a participação de professores e investigadores de Brasil, Espanha, Angola, Argentina e Portugal. O evento destina-se a investigadores e professores de Ciências e Tecnologia de todos os níveis de ensino de países falantes de línguas ibero-americanas.

Do campus de Aracati, quanto à autoria, os projetos contaram com a participação do professor Lee Marx Gomes de Carvalho e das bolsistas do Pibic Joyce de Sousa Filgueiras (graduanda da licenciatura em Química) e Rayza Barros Lucas (egressa do curso técnico em Petroquímica). Assinam também a autoria dos trabalhos o docente João Paulo Guerreiro de Almeida (campus Limoeiro do Norte), o estudante Jackson Anderson Sena Ribeiro (bolsista do Pibic no campus de Fortaleza] e a professora orientadora Ana Karine Portela Vasconcelos, do campus Paracuru.

Projetos apresentados

Projeto 1: Manual de análises físico-químicas de água: uma ferramenta de contextualização no ensino e aprendizagem de Química em um curso técnico.

Modalidade de apresentação: Comunicação em Pôster.

Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar um manual de análises físico-químicas, que foi organizado com base no manual prático de análise de água da Fundação Nacional da Saúde, de forma a contribuir no processo de ensino e aprendizagem de química em um curso técnico. Buscando mensurar a qualidade do material, foi realizado um questionário com auxílio da ferramenta google forms e enviado pelas redes sociais para o público alvo: docentes, técnicos de laboratório de química e discentes. Os resultados evidenciaram que o material possui uma linguagem de fácil compreensão e que auxiliará na articulação entre teoria e prática.

 

Projeto 2: A percepção ambiental dos estudantes de um curso técnico integrado em Petroquímica, no Litoral Leste do Ceará, Brasil.

Modalidade de apresentação: Comunicação oral.

Resumo: A educação ambiental, que se tornou Lei no Brasil em 1999, se caracteriza como uma ação que tem por objetivo sensibilizar as pessoas acerca da importância de preservar o meio ambiente, buscando por meio da reflexão e da conscientização sobre as questões socioambientais despertar nos estudantes uma “consciência ambiental”. Deste modo, o projeto teve por objetivo avaliar o conhecimento ambiental dos discentes do Curso Técnico Integrado, envolvendo a comunidade acadêmica, em um processo integrado de educação ambiental, utilizando como ferramenta metodológica a aplicação de um questionário, buscando avaliar o nível de percepção ambiental dos estudantes.

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati