Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Curso apresentou método pioneiro de criação de camarão
conteúdo

Notícias

Curso apresentou método pioneiro de criação de camarão

Formação no campus foi oferecida pela primeira vez fora do Rio Grande do Sul
publicado: 15/06/2018 10h50, última modificação: 15/06/2018 10h50
Formação foi oferecida no auditório do campus

Formação foi oferecida no auditório do campus

Um método pioneiro no Brasil de criação intensiva de camarão foi apresentado a professores, estudantes e produtores de Aracati e região graças à articulação dos cursos técnico e de Engenharia em Aquicultura do IFCE. Em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e com as empresas Guabi e Trevisan, o curso de Cultivo de Camarões em Sistema de Bioflocos foi oferecido pela primeira vez no Ceará. A formação foi realizada nos dias 12 e 13 de junho no campus de Aracati.

"O que nós trouxemos foi um apanhado dos 15 anos da pesquisa em sistema de Bioflocos, no qual a FURG é pioneira no Brasil", diz o professor Wilson Wasielesky (foto), do programa de pós-graduação em Aquacultura da FURG. "Hoje nós temos um pacote tecnológico já formado, com várias linhas de pesquisa".

Curso de Cultivo de Camarão no Sistema Bioflocos2 - jun2018

O sistema de Bioflocos teve origem na França na década de 1970 e, em seguida, se desenvolveu nos Estados Unidos, tendo sido trazido ao Brasil em 2005. O método permite a criação de camarões e algumas espécies de peixes com pouca utilização de água e em espaços reduzidos, graças à utilização de partículas que garantem a oxigenação e alimentação dos animais - os chamados bioflocos. "Com esse sistema nós conseguimos cultivar mais camarões numa área pequena, utilizando menos água e ainda aumentando a biosegurança de todo o processo", diz Hellyjúnyor Brandão, doutorando em Aquacultura.

Até agora, produtores e empresários do setor interessados na metodologia precisavam se deslocar até um dos campi da FURG no Rio Grande do Sul para receber a capacitação. Segundo o professor Wilson Wasielesky, mais de 500 pessoas já participaram das formações oferecidas.

Curso de Cultivo de Camarão no Sistema Bioflocos - jun2018

"A partir da articulação com o professor Glácio Souza, com os colegas pesquisadores da FURG e com as empresas que são parceiras da pesquisa nós conseguimos trazer para Aracati, de maneira inédita, essa formação", destaca o professor Sandro Neves, coordenador do curso de Engenharia em Aquicultura. "Isso foi importante não só para dar visibilidade ao nosso curso, mas também porque foi uma oportunidade de capacitação para os nossos professores e estudantes, além de termos beneficiado os produtores locais".

Alunos receberam capacitação
Uma das atividades oferecidas nos dois dias de programação foi a apresentação do sistema de Bioflocos para estudantes do primeiro semestre da Engenharia em Aquicultura. O módulo foi oferecido pelo cearense Hellyjúnyor Brandão, que atualmente faz doutorado no programa de pós-graduação em Aquacultura da FURG.