Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Criatividade poética mobiliza Aracati em exposição
conteúdo

Notícias

Criatividade poética mobiliza Aracati em exposição

EXTENSÃO

Iniciativa envolve alunos, servidores e comunidade externa. Mostra está aberta ao público na biblioteca do campus
última modificação: 22/03/2019 08h55
Exibir carrossel de imagens Iniciativa reúne obras poéticas de alunos, servidores e comunidade externa

Iniciativa reúne obras poéticas de alunos, servidores e comunidade externa

A criatividade poética inspirou alunos, professores e a comunidade externa na exposição coletiva intitulada Poemática, cuja abertura ocorreu na manhã desta quinta-feira (21), no campus de Aracati. Na data em que se comemora o Dia Mundial da Poesia, a inauguração movimentou o campus em torno de um conjunto de obras que remetem à palavra como principal meio de expressão. São mais mais de 20 trabalhos, entre textos e poemas visuais distribuídos entre as instalações da biblioteca do campus.

O evento foi especialmente valioso para os autores. Na avaliação de Vinícius Santiago, aluno da licenciatura em Química, trata-se de uma iniciativa fundamental. “Momentos como esse constroem muito. Sinto-me lisonjeado de tantas pessoas assim estarem prestigiando essa obra”, frisou. Ele acredita que a importância dessa iniciativa é realçada pelas circunstâncias em que a vida transcorre na atualidade, marcada pela velocidade com que as informações se processam e pela escassez de tempo para contemplação. “Diante de momentos como esse em que todo mundo está conectado, de forma muito rápida -chamo até a geração dos cinco segundos, dos web-chats - uma pessoa parar pra ler um texto é muito importante”, reflete Vinícius.

A exposição é resultado do projeto de Extensão “Mosaico” em parceria com a biblioteca do campus. De acordo com o professor Charles Vale, coordenador do projeto e curador da mostra, a iniciativa envolveu cerca de 15 pessoas, com trabalhos de alunos e servidores do campus, além da comunidade citadina, incluindo pessoas de outros municípios. Ele ressaltou o significado da abertura: “Esse momento marca a extrapolação da poesia, que é um dos conceitos da exposição, por isso o título ‘Poemática’, tudo relativo à poesia. Essa coletividade proporciona outra situação que talvez se perca num texto, num livro, ou até mesmo uma exposição sem mediação”, considera.

A participação no evento também se mostrou uma experiência reveladora para Ananda Maria Rodrigues de Souza, aluna do curso técnico em Petroquímica. Trata-se da primeira oportunidade em que ela pode apresentar ao público parte de sua produção textual. O trabalho de sua autoria expressa um forte teor emocional, sendo motivado pela sede de autoconhecimento. “Muitas vezes, na vida, você se coloca em segundo plano. É a sua vida, o seu modo de viver, e você se coloca em segundo plano, para dar lugar a outra pessoa e outro afazer. E é exatamente isso que eu tento buscar nos textos: me descobrir a cada palavra e tentar também deixar esse recado pra pessoa que está lendo”, propõe.

Saiba mais na página do evento.

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati