Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Criado núcleo de aquicultura e pesca no campus de Aracati
conteúdo

Notícias

Criado núcleo de aquicultura e pesca no campus de Aracati

PESQUISA E EXTENSÃO

Iniciativa está alinhada com a vocação do município para o setor
última modificação: 14/12/2020 17h05
Elinaldo Rodrigues Um dos principais objetivos é desenvolver pesquisas e estudos na área de aquicultura

Um dos principais objetivos é desenvolver pesquisas e estudos na área de aquicultura

Sintonizado com a vocação do município na aquicultura e na pesca, o campus de Aracati instituiu, recentemente, por meio da portaria Nº 140/GAB-ARA/DG-ARA/ARACATI, de 3 de dezembro de 2020, a criação do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Aquicultura e Processamento do Pescado - NUPEAPP. O documento designa uma comissão permanente, formada por 14 servidores do campus, entre docentes e técnicos administrativos, para compor o Núcleo. 

De acordo com o professor Sandro Neves, que está à frente da comissão, a iniciativa beneficia diretamente alunos dos cursos técnico e de engenharia em Aquicultura, associações de carcinicultores, de marisqueiras e de aquicultores de Aracati e Região, bem como pescadores artesanais e empreendedores.

“O NUPEAPP foi criado em função da necessidade de estreitar laços e contribuir com ações de melhorias nas comunidades, apoiar discentes e egressos com a geração de emprego e renda e fortalecer as ações dos grupos de pesquisas e extensão”, elenca Sandro Neves. Ele acrescenta que a iniciativa está também associada à necessidade de estruturar espaço físico para desenvolvimento das ações do Eixo Recursos Naturais no campus. 

O NUPEAPP tem como principais objetivos, desenvolver pesquisas e estudos nas áreas de aquicultura e processamento do pescado e nas suas interfaces; apoiar na formação e aprimoramento de recursos humanos, por meio de cursos técnicos, graduação, pós graduação e de extensão; incentivar o aprimoramento técnico-científico de professores, técnicos e alunos, bem como a publicação de trabalhos científicos, participação em eventos, comissões e desenvolvimento de projetos, realização de atividades dentro e fora do Brasil por meio de estágios, trocas de experiências, intercâmbios, etc; Apoiar egressos na solução de problemas na atividade produtiva.

 Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati