Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Conferência Internacional aborda Turismo e História
conteúdo

Notícias

Conferência Internacional aborda Turismo e História

ARACATI

Transmissão se dará por meio de videoconferência, nos dias 28 e 29 de março
publicado: 27/03/2019 09h26, última modificação: 27/03/2019 09h28

O campus de Aracati promove nos dias 28 e 29 de março a transmissão da III Conferência Internacional de Turismo & História. O evento se dará por meio de videoconferência em Faro (Portugal), Aracati e Caxias do Sul (Brasil). A transmissão será realizada no campus, a partir das 10h, com acesso público e gratuito.

Um grupo de docentes e alunos do campus de Aracati do IFCE aprovou cinco trabalhos para o evento. Parte desses trabalhos aborda assuntos relacionados ao turismo e à cultura local, incluindo o folclore e a gastronomia. É o caso do artigo “Turismo e folclore de Aracati – CE: as manifestações culturais como atrativo turístico local”, de autoria do estudante Dário Monteiro e da professora Conceição Malveira Diógenes. Nessa linha se enquadra também o estudo intitulado “História e gastronomia: aspectos influenciadores da cultura alimentar no município de Aracati”, do aluno Luan Francisco Lourenço Ribeiro e da professora Áfia Suely Almeida.

Os demais abordam assuntos com uma delimitação geográfica mais ampla. O trabalho da aluna Aldenora Gleice Paulino da Costa, também orientado pela professora Conceição Malveira, foca o enoturismo no Vale do São Francisco, com o subtítulo “Dialogando com turistas e buscando um caminho para o futuro”. Nesse mesmo perfil se enquadra o estudo intitulado “Culinária nordestina - Brasil: fonte de infraestrutura histórica, turística e cultural”, assinado por Joyce Antunes e Conceição Malveira. Já o trabalho da professora Lorena Cunha de Sena trata do “Turismo de eventos como estratégia para o desenvolvimento turístico".

A promoção da conferência se dá numa parceria entre o campus de Aracati do IFCE, a Universidade de Caxias do Sul e a Universidade de Algarve.

Confira a programação completa na página do evento.