Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Comitiva da reitoria do IFCE visita campus de Aracati
conteúdo

Notícias

Comitiva da reitoria do IFCE visita campus de Aracati

GESTÃO

Reunião de trabalho abordou problemas e soluções visando à consolidação do papel do instituto
última modificação: 19/10/2021 15h15
Exibir carrossel de imagens Elinaldo Rodrigues Reitor Wally Menezes (centro) e equipe na reunião com servidores do campus

Reitor Wally Menezes (centro) e equipe na reunião com servidores do campus

Uma comitiva de gestores do IFCE, tendo à frente o reitor José Wally Mendonça Menezes, visitou o campus de Aracati, nesta segunda-feira (18/10), com o intuito de avaliar os problemas enfrentados pelo instituto no município e buscar soluções para as demandas encontradas junto à comunidade acadêmica local. A equipe contou com a participação do presidente da Fundação de Apoio do IFCE, Ernani Andrade Leite, dos pró-reitores Marcel Ribeiro Mendonça (Gestão de Pessoas), Cristiane Borges Braga (Ensino); Ana Cláudia Uchoa Araújo (Extensão), Joélia Marques de Carvalho (Pesquisa, Pós-graduação e Inovação). 

Participaram também a diretora de Desenvolvimento Institucional da Pró-reitoria de Administração e Planejamento, Érica Galindo,  a chefe do Departamento de Ensino Básico e Técnico, Nórlia Nabuco Parente, o diretor-geral do Polo de Inovação do IFCE, Tarique Cavalcante, a chefe de Gabinete da Reitoria, Rejane Tavares, e o assessor da reitoria, Daniel Castro. Além dos servidores do IFCE, o evento contou com a presença da articuladora regional do Sebrae no Litoral Leste, Ana Carla Luna, e da representante da Secretaria de Educação do município de Aracati, Artemízia Ribeiro.

Respeitando as medidas de prevenção e combate ao coronavírus, a reunião principal ocorreu no auditório do campus, com a presença de servidores docentes e técnicos administrativos da unidade. A iniciativa teve início com uma breve apresentação sobre o instituto no município, feita pelo professor Mário Moreira, diretor-geral do campus, incluindo a descrição de aspectos como infraestrutura, quadro de pessoal, cursos ofertados, ações e projetos desenvolvidos.

Em seguida, o professor José Wally Mendonça Menezes e demais gestores da reitoria abordaram a atuação de suas respectivas pastas, ressaltando os esforços e estratégias voltadas para a melhoria do desempenho da instituição, sobretudo nesses tempos de limitações orçamentárias. Posteriormente, no final da manhã e à tarde, o espaço foi aberto para esclarecimentos de dúvidas e questionamentos dos servidores e estudantes do campus. 

Dentre os questionamentos colocados pela comunidade acadêmica local, foram abordados tópicos, como: planos do IFCE para estabelecimento e fortalecimento de novos cursos; retorno das atividades presenciais; implantação de restaurante universitário no campus, entre outros. A parte final da reunião foi dedicada a assuntos específicos entre as equipes setoriais do campus e as pró-reitorias correlatas.

Retorno Presencial

O Plano de Retorno Gradual das Atividades Presenciais do IFCE consiste em quatro fases que serão implantadas conforme a avaliação das fases anteriores. Os procedimentos quanto ao avanço nesse escalonamento serão elaborados nos próximos dias com base na Instrução Normativa 90/2021, do Governo Federal, que revogou a IN 109, vigente até 30 de outubro, com orientações sobre o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial nos órgãos e entidades do poder Executivo federal.  

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati