Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Cerimônia de abertura emociona público dos JIFs

Cerimônia de abertura emociona público dos JIFs

Delegações de oito estados participam da competição em Fortaleza
publicado: 19/07/2017 10h07, última modificação: 19/07/2017 10h37
Exibir carrossel de imagens Estudantes aguardam início da cerimônia no CFO

Estudantes aguardam início da cerimônia no CFO

Uma cerimônia prestigiada por centenas de estudantes, reitores de nove Institutos Federais, secretários, chefes de delegação e outras autoridades marcou a abertura da etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais, realizada na noite desta terça, 18, em Fortaleza. O Centro de Formação Olímpica (CFO), local das competições, foi uma atração a mais na cerimônia, por conta das instalações modernas que impressionaram as delegações.

"Vocês estão em uma das melhores estruturas de esporte da América Latina", destacou o secretário de Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Inácio Arruda. Já o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, falou sobre a importância dos Institutos Federais para a sociedade brasileira. "Vamos lutar para que esta instituição chegue ainda mais longe", disse.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS

A programação dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) segue até domingo, 23, com competições em 11 modalidades e participação de cerca de 1.200 atletas de dez instituições e oito estados. O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), Roberto Brandão Ferreira, parabenizou o IFCE pela organização e grandiosidade do evento. "Eu quero dizer que os Institutos Federais de todo o Brasil são uma realidade e uma potência. Ninguém vai nos apagar", acrescentou Brandão, que é reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Em uma apresentação de música e dança, o grupo Miraira enalteceu diversos aspectos da cultura Nordestina, trazendo ritmos como o forró e o baião e encenando a relação do nordestino com o sertão, o mar e a partida. E foi ao som de músicas interpretadas pelo Miraira que as delegações chegaram ao ginásio do CFO e emocionaram o público com manifestações típicas de cada Estado. Última delegação a ser chamada, os atletas do IFCE entraram com a música "Ceará Terra da Luz" e foram recebidos por todos os atletas já presentes no ginásio. A chegada da Tocha Olímpica, conduzida pela atleta de natação do campus Fortaleza, Hévila Sales da Silva, marcou a última etapa da cerimônia e trouxe um clima ainda mais solene para a programação.

As competições esportivas dos JIFs terão início nesta quarta, 19, com entrada gratuita e aberta ao público. Até o próximo domingo, os atletas disputam as modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, voleibol, futebol de campo, handebol, natação, judô, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. O Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), fica na Avenida Alberto Craveiro, no Bairro Castelão.

Aracati
A equipe de Aracati nos Jogos dos Institutos Federais é composta pelos estudantes Marcos Vinicius Santiago, Rômulo Henrique Cavalcante e Sávio Marques, que fazem parte do time de vôlei de quadra do IFCE; e pelo aluno Daniel Ricardo de Freitas, no vôlei de praia. Eles estão acompanhados pela treinadora e professora de Educação Física Tayanne Lima.