Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Cartilha orienta profissionais do turismo
conteúdo

Notícias

Cartilha orienta profissionais do turismo

TRÁFICO DE PESSOAS

Publicação resulta de projeto de extensão elaborado por professor do IFCE campus de Aracati
última modificação: 13/10/2021 16h38

Resultado de projeto de extensão elaborado pelo professor Ícaro Coriolano, do IFCE campus Aracati, a cartilha “Tráfico de Pessoas: breves orientações para profissionais do turismo" será lançada nesta terça-feira (19/10), de forma remota, por meio da plataforma Google Meet, às 15h30. 

O direcionamento do produto para esse público-alvo considera a grande suscetibilidade do uso do segmento turístico para o tráfico humano. De acordo com o professor Ícaro Coriolano, a publicação reúne informações que podem subsidiar os profissionais do setor na prevenção e no combate a essa atividade ilícita. O Brasil tem no turismo uma de suas principais atividades econômicas, gerando emprego e renda e impactos diversos nas localidades. O tráfico humano é uma atividade ilícita que coloca em risco muitas vidas e, dentre tantos contextos em que isso ocorre, o turismo pode ser um meio utilizado para essa prática ilegal”, destaca o projeto. 

Professor Ícaro Coriolano, autor do projeto, e a coordenadora do Netp, Lívia Xerez

Professor Ícaro Coriolano, autor do projeto, e a coordenadora do NETP, Lívia Xerez


A cartilha foi elaborada em parceria com a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Governo do Estado do Ceará, através do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Netp).
A coordenadora do Netp, Lívia Xerez,  ressalta a relevância do tema para as políticas públicas de turismo no enfrentamento ao tráfico de pessoas: "A formação de multiplicadores entre os profissionais do turismo é essencial para que possamos fortalecer esse enfrentamento. É um crime que envolve sonhos, esperança de vida melhor em outras cidades, estados ou países e é imprescindível que o profissional conheça como podem ocorrer as dinâmicas de aliciamento e quais os canais de denúncias", esclarece ela.

Servico:

Lançamento da cartilha "Tráfico de Pessoas: Breves Orientações para Profissionais do Turismo".
Data: 19/10
Horário: 15:30
Local: Google Meet: https://meet.google.com/uuj-yndw-jzu

Acesse a cartilha no site do IFCE campus de Aracati, clicando aqui

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati