Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Campus sedia pesquisa na área de Biologia Molecular
conteúdo

Notícias

Campus sedia pesquisa na área de Biologia Molecular

Projeto é realizado no Laboratório de Patologia de Organismos Aquáticos
publicado: 26/05/2017 10h06, última modificação: 02/06/2017 09h32
Projeto teve início no dia 24 de maio de 2017

Projeto teve início no dia 24 de maio de 2017

O Laboratório de Patologia de Organismos Aquáticos do campus de Aracati (Labpoa) é o local de realização de uma pesquisa que, no dia 24 de maio, entrou em uma nova etapa e passou a explorar a área da Biologia Molecular. O projeto é desenvolvido pelo pesquisador Maximiano Dantas, que atualmente é bolsista de Desenvolvimento Regional do campus e tem aprofundado seus conhecimentos na área de patologia de moluscos - tema central do trabalho. A pesquisa conta com a parceria do Centro de Diagnóstico de Enfermidades de Organismos Aquáticos (Cedecam), do Instituto de Ciências do Mar (Labomar/UFC) e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

O professor Maximiano Dantas diz que o projeto, iniciado em agosto de 2016, representa um marco importante para o avanço das pesquisas na área de Patologia de Organismos Aquáticos, promovendo o desenvolvimento regional de uma área que ainda pode ser muito explorada. "Certamente essas atividades vão possibilitar a transferência de técnicas moleculares para os alunos do curso de Engenharia de Aquicultura, recém-implantado no campus de Aracati".

Já o professor Marcos Scárdua, que é o coordenador do curso de Engenharia de Aquicultura, aponta as vantagens que o campus vai proporcionar aos estudantes graças à realização dessa pesquisa: “A Biologia Molecular possibilita a realização de pesquisas em uma área de ponta em nível mundial, aumentando assim as nossas chances de captação de recursos para desenvolver cada vez mais a qualidade e o nível dos trabalhos realizados e dos profissionais que serão formados”.

Biologia Molecular
A Biologia Molecular é o estudo da Biologia em nível molecular, com foco no estudo da estrutura e função do material genético e seus produtos de expressão, as proteínas. Mais concretamente, a Biologia Molecular investiga as interações entre os diversos sistemas celulares, incluindo a relação entre DNA, RNA e síntese proteica. É um campo de estudo alargado, que abrange diferentes áreas da Química, em especial Genética e Bioquímica [Fonte: wikipedia.org].