Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Campus de Aracati terá nova diretora
conteúdo

Notícias

Campus de Aracati terá nova diretora

Márcia Viana foi eleita em votação realizada no dia 21/02
publicado: 23/02/2018 09h10, última modificação: 23/02/2018 19h09
Márcia de Negreiros Viana terá mandato de 2018 a 2021

Márcia de Negreiros Viana terá mandato de 2018 a 2021

Márcia de Negreiros Viana será a nova diretora-geral do campus de Aracati do IFCE. A apuração dos votos foi concluída na noite do dia 22 de fevereiro e, depois de aplicada a fórmula de cálculo do percentual obtido pelos candidatos nas três categorias (discentes, técnicos administrativos e docentes) ela conquistou 38,92% dos votos, tendo sido escolhida pela maioria dos técnicos administrativos (TAEs).

Eleita para um mandato de três anos (2018-2021), Márcia Viana centrou sua campanha em torno de propostas específicas para alunos, técnicos administrativos e professores. Seu plano de trabalho também contempla temas como a expansão da atual unidade do IFCE em Aracati, localizada na CE 040. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (2017), ela exerce atualmente a função de Chefe do Departamento de Ensino e está à frente, ainda, do programa de incubadora de empresas do campus.

"Eu considero que, mais do que a consulta, o que nós ganhamos foi um voto de confiança", diz a professora Márcia. "E eu quero honrar esse voto e contribuir para que o nosso campus se fortaleça e seja um local de união, onde nós possamos construir juntos. Isso pra mim é muito importante, porque o que me interessa é que a gestão seja feita por todos nós: professores, técnicos administrativos e alunos", complementa.

LEIA O EDITAL DO PROCESSO DE ELEIÇÃO PARA DIRETOR-GERAL DO IFCE
VEJA QUEM FAZ PARTE DA COMISSÃO LOCAL DO CAMPUS DE ARACATI

O professor Glácio Souza Araújo, coordenador do curso técnico em Aquicultura, também se candidatou à direção-geral do campus e obteve 37,67% dos votos, tendo recebido o maior número de votos das categorias de docentes e discentes. Doutor em Engenharia de Pesca pela UFC (2011), ele coordena projetos de pesquisa e extensão e fez a apresentação de suas propostas ao lado do colega Joab Dantas, sociólogo e docente do campus.

Ao todo, foram contabilizados 443 votos, sendo dois nulos e dois em branco.

RESULTADO
A eleição que resultou na escolha do novo diretor-geral do campus de Aracati foi realizada no dia 21 de fevereiro de 2018, entre 9h e 20h. Após a contagem de votos da urna dos docentes, a Comissão Eleitoral Local constatou uma irregularidade: uma cédula destinada ao voto dos estudantes foi depositada por engano na urna dos técnicos administrativos. A contagem foi então suspensa e só retomada após consulta à Comissão Eleitoral Central que, na tarde do dia 22 de fevereiro, decidiu pela apuração dos votos com transmissão ao vivo para todos os interessados por meio do canal do IFCE no Youtube. A apuração teve início às 20h45 e foi realizada no auditório da reitoria do IFCE, em Fortaleza, sendo acompanhada pelos dois candidatos e por outros servidores.

NÚMEROS
Márcia Viana | 38.92% dos votos (obteve 189 votos: 140 de discentes; 27 de TAEs; e 22 de docentes)
Glácio Araújo | 37.67% dos votos (obteve 250 votos: 207 de discentes; 17 de TAEs; e 26 de docentes)
Votos brancos: 2 / Votos nulos: 2 / Total de votos registrados: 443
Aptos a votar por categoria: Discentes - 683; TAEs - 48; Docentes - 55

Para calcular o percentual obtido por um candidato, consideram-se os votos obtidos em cada categoria (discentes, técnicos administrativos e docentes). Divide-se esse número pelo total de aptos a votar. O resultado representa o percentual (ou número de pontos) obtido pelo candidato em cada categoria. Para chegar ao resultado final, é preciso somar os três percentuais obtidos e fazer a divisão por três. A fórmula completa está disponível na página 13 do edital.